page view

As revelações chocantes e incómodas sobre a adolescência de John Lennon

Escola onde o músico estudou, até escondeu os indícios da sua passagem.

19 de setembro de 2025 às 21:35

John Lennon foi um "bully", "um mau aluno" e um "incómodo" para todos durante os tempos que frequentou a escola, entre os 12 e os 17 anos. Até era castigado por protagonizar "lutas dentro da própria sala de aula". 

As revelações são de Tom Barry, professor de design e tecnologia na atual Escola Calderstones, em Liverpool, onde Lennon estudou, revelando mesmo que a direção da escola tentou "apagar qualquer indício" do falecido músico dos Beatles após sua saída, até durante o auge da fama dos Fab Four, na década de 1960.

"Quando John saiu, ele era tão incómodo, um bully e um aluno tão maus que a equipe da escola não queria reconhecer que ele havia ali estudado e removeu qualquer indício dele. Ele nunca foi mencionado, nunca foi reconhecido durante a Beatlemania. Aparentemente, os fãs chegavam aos portões da escola e eram simplesmente mandados embora porque a escola não queria nenhuma ligação com ele."

Barry explica ainda: "A escola não queria idolatrá-lo e que os alunos pensassem que era possível ser um bully e ainda assim ter sucesso."

Lennon frequentou a escola – que na época era conhecida como Quarry Bank School – entre 1952 e 1957, antes de alcançar a fama global com os Beatles. O mau comportamento do músico naquela escola chegou a ser bem documentado no passado, e as folhas de castigos e suspensões revelaram o seu lado mais negro quando foram leiloadas em 2013. Entre os motivos para as punições aplicadas pelos professores estavam "lutas em plena sala de aula", "subversão" e "simplesmente falta de interesse".

Estas notícias surgem, curiosamente, numa altura em que foi descoberta a antiga carteira escolar de Lennon. Estava escondida no sótão da escola, onde se acredita que os professores a tenham guardado para não se falar do passagem do músico por aquele estabelecimento de ensino. A carteira agora estará em exposição no Museu dos Beatles, em Liverpool, juntamente com outros elementos dos tempos de escola dos membros da banda, incluindo um comprovativo da matrícula de Lennon, assinado pela sua tia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8