page view

Professores de português na Suíça em situação de emergência

Desvalorização do Euro face ao franco Suíço por em causa as remunerações dos professores de Língua Portuguesa.

19 de janeiro de 2015 às 15:54

O secretário-geral do Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE/Frenprof), Carlos Pato, alertou hoje para a situação de emergência dos docentes na Suíça devido à desvalorização do euro face ao franco suíço e pediu uma ação imediata das autoridades portuguesas.

"Exigimos uma resposta rápida para reposição dos salários (...) o reflexo [da decisão da banca central suíça] é terrível para os salários dos professores", disse hoje à Lusa Carlos Pato, representante do SPE/Frenprof, baseado no Luxemburgo.

Sem resposta das autoridades portuguesas, a gravidade da situação poderá "colocar em causa seriamente a continuidade do ensino do português na Suíça", alertou. 

"Em termos remuneratórios, é muito difícil. A grande maioria dos professores que está cá, neste momento ganha metade do que ganhava há 10 anos. Agora, os professores não têm condições de subsistência", disse à Lusa António Manso, professor do EPE na Suíça.

Este professor alertou que o Governo deve "resolver a situação de imediato" ou corre-se o risco de "rotura total", dado que se trata de uma "situação de emergência, particularmente para os professores com menos anos de serviço e que vivem sozinhos".

Numa carta aberta, um dos professores indica que um docente com 15 anos de serviço recebe um ordenado mensal de 4.406 euros brutos. Mas, com os descontos e a paridade euro-franco, este ordenado passa a ser de 2.055 francos por mês, sendo que o mínimo para viver na Suíça é de 4.000 francos por mês, segundo o sindicato suíço UNIA.

Segundo Carlos Pato, a SPE/Frenprof contactou hoje o Instituto Camões e o Ministério dos negócios estrangeiros através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

O Banco Nacional Suíço (BNS) aboliu na quinta-feira a taxa de câmbio mínima do franco suíço face ao euro (1,20 francos por euro), em vigor desde setembro de 2011 e eixo principal da política monetária suíça há mais de três anos. Esta medida levou a uma valorização forte do franco suíço face ao euro, atingindo máximos históricos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8