De 30 de Abril a 5 de Maio no Pavilhão Municipal de Exposições, no Cartaxo.
De 30 de abril a 5 de maio, a arte dos sabores que nascem na tradição e se cumprem na inovação, juntam-se à mesma mesa – Vinho e Pão vão brindar juntos à Festa do Vinho do Cartaxo.
Exposição, venda e provas de vinho e pão, cozinha ao vivo e harmonizações para o público degustar livremente, tasquinhas regionais, artesanato e espaço dedicado às crianças, para além de muita animação, são as propostas da XXXI edição da Festa do Vinho do Cartaxo que, depois de duas edições a juntar vinho e chocolate, se prepara para apresentar um novo convidado de honra – o Pão.
A Festa também vai sair à rua – dia 1 de maio é feriado nacional, e no Cartaxo também é Dia do Campino e das Tradições. A identidade ribatejana vai ser celebrada com o tradicional desfile de campinos, que este ano quer ser ainda maior e mais vivido por toda a população. Para isso terá um contributo reforçado dos ranchos folclóricos e das associações culturais do concelho.
A tradição tauromáquica também vai ter destaque no dia 1 de maio. A Praça de Touros do Cartaxo celebra o seu 145.º Aniversário e a Corrida de Touros já tem cartel definido.
Para além de ser certo o lugar que o Festival de Folclore ocupa no programa de animação, este ano o palco da Festa conta já com outras presenças confirmadas – as noites vão ser de Festa com os The Pilinha a encerrar o dia 30 de abril, no dia 1 de maio, sobem ao palco os fadistas da terra com o espetáculo Há Fados no Cartaxo, no dia 2 de maio será o encantador Ballet do Ateneu Artístico Cartaxense a fazer as honras da casa, no dia 3 de maio o DJ Vassalo vai ser protagonista da River Night Party e, no dia seguinte o palco será dos One Vision - Tributo a Queen, a Festa do Vinho e Pão, dedica a sua última tarde à música filarmónica, com a Orquestra da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta.
A Câmara Municipal do Cartaxo voltou a desafiar produtores, a convidar enólogos e instituições de ensino e associações de profissionais, a estarem presentes. A autarquia apostou num conjunto de iniciativas de animação musical, provas de vinho, demonstrações de cozinha ao vivo e manteve o espaço infantil que no ano passado fez as delicias dos mais pequenos e das suas famílias.
As tasquinhas prometem o mesmo de sempre – o melhor da gastronomia regional. Nas ruas da cidade, vão desfilar campinos, cavaleiros e amazonas, o Fandango do Ribatejo vai ter espaço de honra no Festival de Folclore e, na Praça de Touros, vai cumprir-se a tradição tauromáquica.
Durante seis dias, os produtores, as casas agrícolas, os padeiros modernos e as padarias tradicionais, vão estar lado a lado para harmonizar dois produtos que fixaram raízes profundas na história da gastronomia nacional.
Vinho e Pão nasceram nos campos, foram criados pelo engenho de homens e mulheres que souberam transformar a natureza usando dois processos ancestrais e quase mágicos – fermentar e levedar. Dois processos que elevaram produtos humildes, à excelência de sabores e aromas reconhecidos mundialmente. Vinho e Pão são portadores de memórias pessoais, de histórias familiares, de encontros de amigos e de gerações, de identidade de territórios, estão presentes nos momentos de união e de partilha – nos momentos de Festa ergue-se o vinho e partilha-se o pão. É esta a Festa que o Cartaxo oferece.
Festa do Vinho & Pão com muitas novidades
À data em que se encerra esta informação, a Festa do Vinho e Pão, conta já com mais de uma dezena de casas agrícolas e produtores com espaço reservado para venda e provas de vinho. A exemplo de edições anteriores, as principais instituições nacionais do setor vão estar presentes e entre os parceiros contam-se as principais marcas e produtores da região. Em 2019 espera-se o reforço da presença de empresas do setor e o espaço para provas de vinho e apresentação das marcas, vai continuar a ser ponto de encontro com o público – seis produtores já reservaram a sua presença neste espaço.
Tal como qualquer anfitrião que se preza por honrar os seus convidados especiais, também a Festa do Vinho do Cartaxo, está a preparar tudo para receber o Pão com a cortesia que merece – para tal, sabe-se já que o Pavilhão Municipal de Exposições vai ter um espaço especial, dedicado à mostra e comercialização de pão, que o espaço infantil vai ser uma fantástica surpresa para os mais pequenos e que de lá vão sair muitos pães quentinhos, que quem quiser descobrir segredos para fazer pão fofinho ou conhecer as novas tendências, vai ter à sua disposição uma padaria verdadeira, toda equipada para amassar, fermentar e ver crescer pães tostadinhos – é certo que não vão faltar oportunidades para meter a mão na massa.
No espaço de showcooking vai continuar a cozinhar-se ao vivo. Profissionais do setor e instituições de ensino, enólogos e chefs, vão estar juntos na harmonização de vinhos e iguarias, na partilha de conhecimento e de segredos para desfrutar do melhor que os vinhos e a gastronomia têm para oferecer. Como sempre, a participação é gratuita, basta passar pelo espaço à hora marcada. Antes da divulgação integral do programa, o que se pode adiantar, é que a Escola Profissional do Vale do Tejo vai continuar a ser parceira da Câmara Municipal do Cartaxo na dinamização deste espaço – e como novidade refira-se que no primeiro dia da Festa, a Escola vai ocupar o espaço em contínuo, para showcookings que vão apresentar três temas diferentes. A não perder.
Nas tasquinhas, as associações e coletividades vão voltar a ser as responsáveis por dar a conhecer o melhor da gastronomia tradicional, sempre a harmonizar com os vinhos do concelho. Uma das novidades deste ano, é a aposta da organização na ajuda às largas dezenas de voluntários que trabalham incansavelmente durante os seis dias da Festa. A Câmara Municipal estabeleceu uma parceria com o Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar (CFPSA) – no dia 23 de abril, todos os voluntários vão poder participar numa ação de formação sobre higiene e segurança alimentar.
Associações responsáveis pelas Tasquinhas. Ateneu Artístico Cartaxense, Casa do Povo da Ereira, Centro de Dia da Freguesia da Lapa, Grupo Desportivo de Pontével, Igreja Paroquial de Valada, Centro Social Cultural e Recreativo de Vale da Pedra e Ponte do Reguengo, Rancho Folclórico de Vale da Pinta, Estrela Futebol Clube Ouriquense.
Tradicional Corrida de Touros. Cavaleiros – Ana Batista, Manuel Telles Bastos, Paulo Jorge Santos, David Gomes, Parreirita Cigano, Verónica Cabaço. 1.º Grande Concurso de pegas 2019 com Forcados Amadores do Ribatejo, da Chamusca, do Cartaxo. 6 imponentes touros J.L. Vasconcellos e Souza D’Andrade. Venda de bilhetes online http://tauronews.com/
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.