Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

'A Flor do Cacto' estreia a 22 de Junho

Rita Ribeiro aparece em cena vestida com uma bata branca de enfermeira, de cabelo apanhado e de óculos. É a própria imagem da eficiência. Uma hora – e algumas flûtes de champagne depois – estará de vestido vermelho coleante muito decotado e cabelo solto, a inventar coreografias divertidas numa discoteca.
21 de Junho de 2011 às 00:35
Patrícia Resende e Hugo Rendas numa cena de ‘A Flor do Cacto’, que Filipe La Féria encenou a pensar no Verão
Patrícia Resende e Hugo Rendas numa cena de ‘A Flor do Cacto’, que Filipe La Féria encenou a pensar no Verão FOTO: Tiago Sousa Dias

É a história típica da mulher que acorda para a vida já em plena maturidade - mas também a personagem mais interessante de ‘A Flor do Cacto', comédia de boulevard que os franceses Jean-Pierre Grédy e Pierre Barillet escreveram e apresentaram em Paris na década de 60 e que Filipe La Féria estreia quarta-feira, 22 de Junho, no Teatro Politeama, na expectativa de um grande sucesso de Verão.

Para poupar custos de produção, ele próprio assina cenário e figurinos, enquanto os figurantes são estudantes de artes do espectáculo. 

"Temos de  fazer tudo nós próprios, porque não há outra forma neste momento", diz o encenador, que revela talento como estilista.

A peça conta a história de um homem (Carlos Quintas) que gosta de mulheres (muito) mais novas mas que acaba por encontrar o amor verdadeiro numa colaboradora de há longa data em quem nunca reparou.

Embora seja uma comédia, a verdade é que a primeira cena é de molde a deixar os cabelos no ar aos espectadores: uma loura deitada na cama está a tentar suicidar-se com o gás aberto. Uma história triste - e recente - vem-nos à memória. 

Felizmente a situação é ultrapassada graças à intervenção de um herói (Hugo Rendas) e a loura - interpretada por Patrícia Resende - acabará, como todas as personagens, feliz nos braços da pessoa amada. Para sempre.

Cultura Teatro 'A Flor do Cacto' Filipe La Féria Teatro Politeama Rita Ribeiro Carlos Quintas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)