page view

Duas personagens à procura de si mesmas

'O Meu Super-Herói' é o novo espetáculo de Elmano Sancho.

19 de outubro de 2025 às 01:30

Um português que emigra nos anos 1970 e cujo filho, hoje adulto, se sente desenraizado. Uma escritora palestiniana que vive em Portugal há quase 20 anos e sonha voltar à Palestina para encontrar as suas raízes. São as personagens do novo espetáculo de Elmano Sancho, que decidiu recriar a viagem que o pai empreendeu para ir trabalhar para França e que convidou, como parceira de aventura, a poeta Shahd Wadi, que com ele partilha uma história de exílio. ‘O Meu Super-Herói’, que acaba de estrear em Faro, é um espetáculo intimista e provocador, no sentido em que nos obriga a repensar a questão da identidade. Quem somos, para além do lugar onde nascemos, crescemos e vivemos? Haverá um lugar ao qual pertençamos? “Não sei se é possível, para algum ser humano, encontrar um lugar que seja seu e ao qual sinta que pertence completamente, mas apetecia-me refletir sobre isso”, conta o autor, encenador e ator ao CM. “Como não queria que isto ganhasse a forma de um monólogo, procurei um cúmplice e encontrei, em boa hora, a Shahd”, explica.

Wadi, cuja família foi expulsa de uma aldeia da Palestina em 1948, admite que as duas viagens – a do emigrante voluntário e a do refugiado forçado – são “muito diferentes”, mas são ambas experiências políticas e humanas que é possível contar, lado a lado, e que se acrescentam e iluminam uma à outra.

Em cena, além de um texto poético que nos embala (e que tem partes em árabe e em francês), os intérpretes recorrem ao uso de fotografias e de vídeo para ilustrar as histórias que contam. Recursos que ajudam o espectador a construir um itinerário que também apetece cruzar com as suas próprias memórias.

‘O Meu Super-Herói’ estará no dia 31 no Teatro Aveirense, mas tem já agendadas apresentações em Bragança (12 de novembro), Portalegre (15), Guarda (21) e Ponte de Lima (28). Para o ano, passará por Lamego (24 de janeiro), Funchal (13 e 14 fevereiro), Coimbra (26), Lisboa (de 5 a 8 de março), Loulé (13) e Setúbal (22 de agosto).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8