Participação portuguesa nas últimas duas décadas fica marcada pela primeira vitória do festival, em 2017, com Salvador Sobral.
Participação portuguesa nas últimas duas décadas fica marcada pela primeira vitória do festival, em 2017, com Salvador Sobral.
A participação portuguesa no Festival Eurovisão da Canção nas últimas duas décadas fica marcada pela primeira vitória do evento, em 2017, com Salvador Sobral, mas também por algumas das atuações com piores pontuações e por um último lugar.
Em 2018, ano em que o festival se realizou em Lisboa, Cláudia Pascoal conquistou 39 pontos e ocupou a última posição da tabela classificativa, algo que, em 52 participações no festival, só tinha acontecido em 1964 (António Calvário), 1974 (Paulo de Carvalho) e 1997 (Célia Lawson).
Em duas décadas feitas de altos e baixos, passaram pela Eurovisão músicos como Os Homens da Luta, Rita Guerra ou a "girls band" Nonstop.
Veja a canção a concurso nesta edição e recorde as atuações dos últimos 20 anos
2021 - The Black Mamba, "Love is on my side". A banda liderada por Tatanka foi a primeira a levar uma canção em inglês à Eurovisão. Os The Black Mamba atuaram na segunda semifinal, em que conquistaram 239 pontos e o 4.º lugar, o que garantiu a passagem à Grande Final. A atuação portuguesa na final mereceu 153 pontos e um 12.º lugar.
2020 – Elisa, "Medo de sentir". A cantora não chegou a interpretar o tema vencedor do Festival da Canção na Eurovisão, uma vez que a edição de 2020 do certame foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.
2019 – Conan Osíris, "Telemóveis". O músico atuou na primeira semifinal, em que obteve 51 pontos e um 15.º lugar.
2018 – Cláudia Pascoal, "O jardim". A cantora teve passagem direta para a Grande Final, após a vitória de Salvador Sobral em 2017, mas conquistou apenas 39 pontos, ficando em 26.º e último lugar no ano em que o festival decorreu em Lisboa.
2017 – Salvador Sobral, "Amar pelos dois". O músico atuou na primeira semifinal, em que conquistou 370 pontos e o 1.º lugar, garantindo passagem à Grande Final. Salvador Sobral deixou o público e júri rendidos, conseguindo 758 pontos e dando a Portugal a primeira vitória na Eurovisão.
2015 – Leonor Andrade, "Há um mar que nos separa". A cantora participou na segunda semifinal, em que obteve 19 pontos e um 14.º lugar.
2014 – Suzy, "Quero ser tua". A intérprete atuou na primeira semifinal, conquistando 39 pontos e um 11.º lugar.
2012 – Filipa Sousa, "Vida minha". Mais uma vez, Portugal conquistou 39 pontos, com a atuação na segunda semifinal, ficando na 13.ª posição.
2011 – Homens da Luta, "Luta é alegria". A vitória foi polémica em território nacional e em Dusseldorf, na Alemanha, atuaram na primeira semifinal, em que somaram 22 pontos e um 18.º lugar.
2010 – Filipa Azevedo, "Há dias assim". A cantora atuou na primeira semifinal e conquistou 89 pontos, que lhe garantiram o 4.º lugar e a tão desejada passagem à Grande Final. Na etapa decisiva do festival, Filipa Azevedo somou 43 pontos e ficou em 18.º lugar.
2009 – Flor-de-Lis, "Todas as ruas do amor". A atuação do grupo na primeira semifinal somou 70 pontos e garantiu um 8.º lugar. A banda chegou à Grande final, ficando em 15.º lugar, com 57 pontos.
2008 – Vânia Fernandes, "Senhora do mar (negras águas)". A intérprete passou à Grande Final após conquistar 120 pontos, e um 2.º lugar, na segunda semifinal. Na atuação decisiva, ficou em 13.º lugar, com 69 pontos.
2007 – Sabrina, "Dança comigo (vem ser feliz). A cantora conquistou 88 pontos e ficou 11.º lugar na semifinal.
2006 – Nonstop, "Coisas de nada". A "girls band" atuou na semifinal, conquistando 26 pontos e um 19.º lugar.
2005 – 2B, "Amar". A dupla Luciana Abreu e Rui Drummond atuou na semifinal em Kiev, na Ucrânia, onde somou 51 pontos e conseguiu um 17.º lugar.
2004 – Sofia, "Foi magia". A cantora conquistou 38 pontos e um 15.º lugar na semifinal. Só a partir desta edição é que o formato da Eurovisão passou a ter semifinais e uma Grande Final.
2003 – Rita Guerra, "Deixa-me sonhar". A cantora veterana atuou em Riga, na Letónia, conquistando 13 pontos e a 22.ª posição na tabela classificativa.
2001 - MTM, "Só sei ser feliz assim". O duo composto por Marco Quelhas e Tony Jackson atuou em Copenhaga, na Dinamarca, e obteve 18 pontos e um 17.º lugar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.