page view

Morreu ex-presidente do Sporting João Rocha

Morreu o ex-presidente do Sporting João Rocha, vítima de problemas cardíacos.

08 de março de 2013 às 08:18

O empresário, de 82 anos, presidiu o clube de Alvalade entre 1973 e 1986, tendo orientado os leões a inúmeros triunfos, não apenas no futebol mas em várias modalidades, como o basquetebol, atletismo ou hóquei em patins.

João António dos Anjos Rocha estava internado no Hospital Cuf Infanto Santo, em Alcântara, sendo que nos últimos meses já fora internado por diversas vezes.

Frederico Adão, ex-jogador de andebol do Sporting, confirmou ao CM que recebeu a notícia do óbito do antigo presidente leonino por volta das 03h00 desta sexta-feira.

João Rocha nasceu a 9 de Julho de 1930, em Setúbal, sendo considerado um dos presidentes mais marcantes do clube. Exerceu o mais longo mandato da história do clube (13 anos), durante o qual conquistou vários títulos no futebol: três campeonatos nacionais, três taças de Portugal e uma Supertaça. Reforçou também a condição do Sporting como um clube eclético, conquistando, nas várias modalidades, mais de 1.200 títulos nacionais, 52 Taças de Portugal, 8 Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato, uma Taça dos Campeões Europeus de Hóquei em Patins, modalidade na qual o clube também ganhou, durante a sua gerência, mais duas Taças das Taças e uma Taça CERS.

Durante a sua presidência, o clube de Alvalade chegou a contar com mais de 15 mil atletas em 22 modalidades, com especial relevo para a ginástica, que chegou a contar com cerca de 3.500 praticantes, destacando-se Rita Vilas Boas, que em 1987 conquistou uma Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Duplo Mini Trampolim.

Foi também no seu mandato que surgiu a ‘era Carlos Lopes', que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal, na maratona dos Jogos de Los Angeles de 1984, troféu que juntou ao recorde olímpico da distância.

Ainda no atletismo, foi João Rocha que "presidiu" ao recorde do Mundo estabelecido por Fernando Mamede nos 10.000 metros, a 02 de julho de 1984, em Estocolmo, bem como à melhor marca mundial da maratona, registada por Carlos Lopes a 20 de abril de 1985.

Ainda na presidência de João Rocha foram fechadas as bancadas do antigo Estádio de Alvalade, construída a pista de tartan, os pavilhões para outras modalidades, as torres de iluminação e a sala do Bingo.

No seu mandato, triplicou o número de sócios, passando dos 40 mil para mais de 130 mil membros.

A 09 de Março de 1984 fez aprovar os décimos Estatutos do Sporting, onde se criaram os Núcleos, se definiram três categorias de sócios, se estabeleceram vários galardões e distinções e se autorizou a exploração do Bingo.

A 03 de outubro de 1986, em vésperas das comemorações do 80.º aniversário do Sporting, João Rocha abandonou a presidência do clube, alegando motivos de saúde.

Foi distinguido com o Prémio Stromp por três vezes, a primeira em 1973, na categoria sócio, e as outras duas já como dirigente, e com o Leão de Ouro com Palma em 1987. Foi também considerado Sócio de Mérito do Sporting Clube de Portugal.

Numa Assembleia-Geral realizada no dia 30 de setembro de 2012 foi aprovado, por unanimidade e aclamação, a atribuição do nome de João Rocha ao futuro pavilhão, projetado para construir junto ao Estádio José Alvalade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8