Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

SAD faz limpeza de balneário

Alberto Zapater (dois milhões de euros), Jaime Valdés (três milhões), Marco Torsiglieri (três milhões e 400 mil euros), Nuno André Coelho (um milhão) e Maniche (um milhão de euros de prémios de assinatura) foram todos dispensados do Sporting e podem não dar retorno financeiro. Ontem, não marcaram presença no primeiro dia de trabalho da época leonina. Era a vassoura a que se referia Luís Duque, administrador da SAD, na campanha eleitoral.
5 de Julho de 2011 às 00:30
O Sporting iniciou ontem a época 2011/12 com 17 jogadores às ordens de Domingos.
O Sporting iniciou ontem a época 2011/12 com 17 jogadores às ordens de Domingos. FOTO: Bruno Colaço

Na época passada, estes jogadores chegaram a Alcochete como as grandes apostas de Costinha para reforço do plantel, num investimento total a rondar dez milhões de euros. Um ano depois, não entram nas contas de Domingos e aguardam colocação. Valdés deve rumar ao Parma no âmbito da transferência do avançado búlgaro Bojinov; Zapater e Torsiglieri têm interessados em Itália e em Espanha, Maniche vai rescindir contrato, mas pode ter um custo para o Sporting na ordem do milhão de euros e Nuno André Coelho, que tinha sido avaliado num milhão de euros, foi transferido para o Sp. Braga, para ‘abater' na dívida dos leões aos bracarenses no âmbito das contratações de Evaldo e João Pereira - juntos custaram seis milhões de euros.

O tema das dispensas, apurou o Correio da Manhã, causou algum desconforto aos responsáveis leoninos, cientes da desvalorização dos activos. Há ainda as situações de Pedro Mendes (1,5 milhões), que deverá rescindir em breve, Simon Vukcevic (dois milhões de euros por metade do passe) e Leandro Grimi (2,5 milhões de euros por 65 por cento do passe), jogadores que não entram nos planos de Domingos e aguardam colocação.

Freitas tem-se desdobrado em contactos, já disse que há propostas por alguns dos excedentários, mas os interessados jogam com a condição de dispensados destes atletas e esperam o melhor ‘timing' para avançar. O facto de o Sporting não querer divulgar, para já a lista de dispensas, é uma medida para não desvalorizar mais estes atletas.

A verdade é que, segundo o director desportivo dos leões, ontem só estiveram em Alcochete "jogadores que vão integrar o plantel" (Vítor Golas, André Martins e João Gonçalves lutam por um lugar).

CINCO RESCINDEM E SEIS NEGOCEIAM

O Sporting está em negociações para rescindir amigavelmente com cinco jogadores - Maniche, Pedro Mendes, Caneira, Pedro Silva e Purovic e há negociações em curso para negociar seis jogadores com clubes interessados nas respectivas aquisições - Zapater, Torsiglieri, Valdés, Vukcevic, Grimi e Carlos Saleiro.

"JÁ TEMOS JOGADORES, FALTA EQUIPA": Domingos Paciência, treinador do Sporting

- Quais as suas impressões do primeiro dia de trabalho e do plantel que tem à disposição?

Domingos - Temos jogadores, falta construir uma equipa. Cabe--me essa responsabilidade. Temos de fazer mais e melhor do que na época passada.

- Ainda faltam reforços?

- Estamos a trabalhar em duas posições em que há necessidades. Por uma questão de equilíbrio, sentimos que nos faltam dois jogadores.

- Pediu Luís Aguiar?

- Peço bons jogadores.

- Como vai ser este Sporting?

- Joguei sempre para ganhar e vou continuar a pensar da mesma forma, sabendo que o Sporting é uma equipa grande e tem de pensar em assumir os jogos porque tem essa responsabilidade.

RUBIO EM LISBOA, BOJINOV A CAMINHO

"Faltam-nos duas soluções ofensivas", revelou ontem Carlos Freitas, na Academia de Alcochete. O director desportivo não quis adiantar nomes, mas questionado se seriam um extremo e um ponta-de-lança afirmou que a "a versatilidade dos jogadores em questão pode fazer deles um ala puro ou um avançado que jogue nos três corredores".

Segundo o CM apurou, Carlos Freitas não se estaria a referir a Diego Rubio (Colo Colo), ponta-de-lança chileno, de 18 anos, que chegou ontem a Lisboa, realizou testes médicos e deverá ser apresentado hoje.

Sobre o búlgaro Valeri Bojinov, avançado do Parma, o dirigente disse que "não é um processo concluído" e recusou comentar o possível envolvimento de Jaime Valdés no negócio. Certo é que o médio chileno não esteve presente em Alvalade e, sabe o CM, com a chegada de Luís Aguiar, que também já está em Lisboa, perdeu espaço no plantel. O uruguaio, de 25 anos, será confirmado em breve. "Quando for altura de nos pronunciarmos fá-lo-emos", disse Carlos Freitas.

GODINHO CONTRATA POR PARCEIRAS

Godinho Lopes explicou ontem que o Sporting tem contratado reforços através de parcerias com investidores, mas assegurou que os passes pertencem maioritariamente ao Sporting.

O presidente dos leões disse que os direitos desportivos "pertencem ao Sporting e os direitos económicos são repartidos com terceiros".

O dirigente falou ao plantel e pediu aos atletas para "honrarem a camisola". Godinho elogiou ainda as "excelentes escolhas de Freitas".

SPORTING DOMINGOS PACIÊNCIA TREINO ALCOCHETE RUBIO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)