page view

Benfica acusa: “FC porto tem sido favorecido”

Dirigentes das águias vão enviar à FPF e à Liga uma exposição detalhada sobre “erros de arbitragem” que no seu entender têm beneficiado o rival.

04 de dezembro de 2018 às 08:35

O Benfica está numa cruzada contra o que os seus responsáveis dizem ser "erros grosseiros e incompreensíveis de arbitragem" nos jogos em que tem participado o FC Porto. Uma tomada de posição que surge no seguimento do encontro dos dragões no Bessa, no qual ficou um penálti por assinalar a favor do Boavista.

"É um erro que não se entende como pode acontecer. Já não é muito normal que o árbitro, dentro do campo, não tenha visto a falta. Mas até admitimos essa possibilidade. Agora, o VAR ter oportunidade de observar o lance de todos os ângulos disponíveis e não ver o que toda a gente viu, isso é que escapa ao entendimento e à razão", disse ao CM Luís Bernardo, diretor de comunicação das águias.

Não é apenas do lance no Bessa que o Benfica se queixa. O clube da Luz vai enviar à Federação Portuguesa de Futebol e à Liga uma exposição detalhada na qual enumera e descreve um conjunto de situações que, no seu entender, fazem parte de uma lista de "erros" que têm "beneficiado de forma clara o FC Porto. E ainda vamos no primeiro terço do campeonato", acrescenta Luís Bernardo. O dirigente diz que o Benfica exige igualdade.

"Vou dar um exemplo: no jogo frente ao Belenenses [derrota das águias por 2-0, no Jamor] houve um penálti contra o Benfica que foi assinalado sem discussão. Em cinco ou seis situações igualmente claras em desfavor do FC Porto nada foi assinalado. Repito: isto não é normal nem lógico."

Luís Bernardo, que logo após o jogo Boavista-FC Porto classificou de "suja" a vitória dos dragões, manteve esta segunda-feira o tom das críticas.

"Era muito importante que houvesse um critério de total isenção por parte de quem manda na Federação Portuguesa de Futebol, na Liga e na arbitragem, de forma a que tudo decorra de forma clara e transparente. Se não acontecer assim, a verdade desportiva é adulterada e o pior que pode acontecer é haver uma Liga onde existem faixas encomendadas", finalizou o dirigente.

Repetição polémica em lance de penálti

O jogo Boavista-FC Porto ficou marcado por um lance aos 70’ em que Brahimi (FC Porto) faz falta para penálti sobre Rochinha (Boavista). A transmissão da Sport TV passou a repetição do lance seis minutos depois, o que deu azo à possibilidade de essa demora ter influenciado o VAR.

Contactada a Sport TV, não houve resposta para a razão do atraso. Já a FPF negou ao CM a possibilidade de o VAR ser influenciado pelas realizações dos operadores de TV. "O VAR vê as mesmas imagens que chegam aos operadores, mas em bruto, sem as repetições destes."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8