page view

Insultos a Vinicius Júnior punidos com pena de um ano de prisão suspensa por três

Incidente ocorreu durante o jogo entre o Valladolid e o Real Madrid.

21 de maio de 2025 às 12:22

O Tribunal de Valladolid condenou esta quarta-feira a uma pena de um ano de prisão, suspensa por três, pelo crime de ódio os cinco arguidos que insultaram Vinicius Júnior, durante um jogo de futebol em 30 de dezembro de 2022.

O incidente ocorreu durante o jogo entre o Valladolid e o Real Madrid, da LaLiga, durante a substituição do avançado 'merengue', aos 88 minutos, quando o brasileiro se aproximava do banco de suplentes da sua equipa.

De acordo com as conclusões, as ofensas, que foram gravadas da bancada e publicadas nas redes sociais, foram "proferidas com a inquestionável intenção de humilhar e ferir a dignidade do jogador por evidentes motivos racistas".

Vinicius Júnior renunciou a indemnização, enquanto os arguidos apresentaram uma declaração escrita reconhecendo o caráter racista dos seus insultos e pedindo desculpa. De acordo com a acusação, aceitaram não comparecer a jogos de futebol em estádios públicos durante o período da pena suspensa.

Os incidentes constituem cinco crimes de ódio e crimes contra a discriminação, pelos quais cada arguido foi condenado a um ano de prisão. Além disso, quatro dos arguidos deverão pagar uma multa de 1.620 euros e o quinto de 1.080 euros.

O tribunal suspendeu a execução da pena de prisão a pedido das partes por três anos, período durante o qual os arguidos não poderão cometer novos crimes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8