Leite, óculos e álcool no topo das compras dos portugueses
Comissão Europeia revela as preferências dos consumidores portugueses em 2017.
Em 2017, os portugueses compraram mais laticínios, como leite, iogurtes e queijos, mas também óculos, lentes e bebidas alcoólicas, segundo o relatório de 2018 sobre o perfil de consumo na Europa, agora publicado pela Comissão Europeia.
Na ponta oposta, os carros novos e os veículos em segunda mão, bem como a carne e os produtos à base de carne são a última escolha dos consumidores portugueses, revela também o documento.
Quanto aos serviços que registaram mais reclamações, voltam a estar em destaque as operadoras de telecomunicações. Em 2018, Portugal registou mais 13% de problemas em relação a 2015. Comparativamente com a média da União Europeia, o agravamento foi de 14,7%. No topo das queixas dos consumidores nacionais, estão também as assinaturas de televisão, que, em 2017, registaram uma deterioração do serviço prestado de 6,9% face a 2015 e um agravamento de 17,4% relativamente à média europeia.
As reparações de automóvel, os serviços de internet e o setor financeiro também revelam desempenhos piores quando comparados com anos anteriores, mostra a avaliação da UE.
Pelo contrário, os serviços de gás, de comboios e os combustíveis registaram uma melhoria substancial na sua avaliação comparativamente com 2015 e com a média europeia.
"Demasiados vivem experiências negativas"
"A confiança está a aumentar, mas ainda há demasiados consumidores que vivem experiências negativas, por exemplo, aquando da aquisição de bens imobiliários ou de veículos usados", declarou Vera Jourová, comissária da Justiça, Consumidores e Igualdade de Género.
"Na maioria dos Estados-Membros da UE, os consumidores continuam a deparar-se com problemas ao nível dos serviços de telecomunicações, financeiros e de utilidade pública (água, energia, serviços postais)", acrescentou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt