page view

Euribor a seis meses já está abaixo de 3%

Taxa de juro a seis meses fixou-se esta segunda-feira em 2,972%, descendo abaixo de 3%, tal como já tinha acontecido com a de 12 meses.

22 de outubro de 2024 às 01:30

A Euribor a seis meses, usada em cerca de 38% dos empréstimos à habitação, caiu esta segunda-feira abaixo de 3%, ao fixar-se em 2,972%. É o reflexo da descida das taxas de juro, antecipada pelos mercados financeiros e anunciada a semana passada pelo Banco Central Europeu (BCE).

A prestação do crédito à habitação deverá continuar a cair, aliviando os orçamentos das famílias. A expectativa dos mercados financeiros é a de que a trajetória de descida das taxas de referência do BCE, e com elas a Euribor nos prazos mais utilizados no crédito à habitação, irá continuar, com novos cortes.

De resto, de acordo com a Chatham Financial, os contratos já assinados com data de abril do próximo ano (os denominados ‘futuros’) já têm subjacente uma taxa Euribor a seis meses de 2,33%.

Mas não foi apenas a Euribor a seis meses a cair: as de três e doze meses também cederam. A taxa a três meses caiu para 3,138%, enquanto a de 12 meses recuou para 2,630%, menos 0,079 pontos do que na sexta-feira e um novo mínimo desde 31 de outubro de 2022.

Aliás, a média mensal do prazo mais longo fixou-se abaixo dos 3% já em setembro, ao cair para 2,926%.

A descida das taxas Euribor traz consigo a redução das prestações que milhares de portugueses pagam mensalmente aos bancos pelo crédito à habitação. Segundo dados do Banco de Portugal referentes a agosto, 37,6% dos montantes de empréstimos estão indexados à Euribor a seis meses, enquanto 33,2% estão indexados à taxa de 12 meses e 25,8% a três meses.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8