page view

Eleições mais concorridas de sempre: Benfica bate recorde mundial

Com 58.808 votantes, águias ultrapassam o ato eleitoral do Barcelona em 2010.

25 de outubro de 2025 às 17:25

Com 58.808 sócios votantes, as eleições do Benfica deste sábado, para o quadriénio 2025-2029, são as mais concorridas de sempre a nível mundial, superando o recorde de 57.088 do Barcelona, estabelecido em 2010. O anúncio foi feito por José Pereira da Costa, presidente da MAG. 

"Aquilo que parecia ser uma evidência, tornou-se uma realidade. O Benfica bateu o recorde mundial de votação, já votaram 58.808 sócios. Um agradecimento especial a todos aqueles que estão aqui a trabalhar, aos que colaboram, aos órgãos que estão aqui a trabalhar, aos órgãos de comunicação, mas sobretudo aos trabalhadores", começou por referir aos jornalistas. 

Enchia o Estádio da Luz... "Estamos quase a chegar lá. E vamos encher! Como sempre vai encher e será um jogo assistido por muitos. Mas, sobretudo, vamos ultrapassar em votação o número que leva o Estádio da Luz".

Vai demorar mais a contagem... "Isto não cria problema nenhum. É a festa da democracia. 58.808 é o número oficial. Sou um homem muito ponderado. Dentro de uma hora volto a falar convosco".

Tem noção de quanto tempo poderá demorar a contagem dos votos? "Nós vamos contar os votos calmamente. Assim que tiver mais números dou".

As eleições para os órgãos sociais (Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal) e estatutário (Comissão de Remunerações) do Benfica decorrem este sábado, até às 22h00, em 107 locais de voto.

Rui Costa, atual presidente e líder da Lista G, Martim Mayer (B), João Diogo Manteigas (C), Cristóvão Carvalho (D), o anterior presidente Luís Filipe Vieira (E) e João Noronha Lopes (F) são os candidatos à liderança do Benfica, enquanto João Ferreira Leite encabeça a Lista A, unicamente candidata à Mesa da Assembleia Geral.

Caso nenhum dos candidatos receba mais de 50% dos votos no ato eleitoral, no qual estão habilitados a participar 160.182 sócios -, será realizada uma segunda volta entre os dois mais votados, em 08 de novembro.

O número de votos dos associados aumenta consoante a antiguidade, com 46.421 sócios a terem direito a três votos, 30.013 a 10 votos, 56.703 a 20 votos e 27.045 a 50 votos, de acordo com o caderno eleitoral.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8