page view

Dois portugueses detidos no Brasil com duas toneladas de haxixe

Esta é considerada a maior operação anti droga alguma vez realizada no Ceará. Terceiro suspeito em fuga.

18 de janeiro de 2019 às 18:46

Dois portugueses foram detidos na noite de quinta-feira, no Brasil, depois de terem sido apanhados com quase duas toneladas de haxixe, de Marrocos, refere esta sexta-feira a polícia militar do estado brasileiro do Ceará.

A apreensão ocorreu na cidade de Fortim e os portugueses sido posteriormente conduzidos para a sede da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), em Fortaleza. 

Os suspeito são identificados como Alexandre Guerra, de 41 anos, e Rúben Pereira, de 27. Foram presos com cerca de duas toneladas de haxixe , naquela que o capitão Pascoal Neto, oficial do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) considera a maior operação anti droga do estado do Ceará.

O mesmo jornal avança que um terceiro, suspeito, também português, está em fuga e é procurado pelas autoridades.

A Polícia Civil relata que os agentes foram alertados acerca de uma casa que era usada para armazenar produtos ilícitos. Nas buscas ao imóvel, foi detido Alexandre Guerra. Num dos quartos da casa estavam os 63 fardos de haxixe. O outro suspeirto Rúben Pereira, foi detido numa outra casa pouco depois.

Segundo a polícia militar, os dois portugueses, que não possuem antecedentes criminais, foram capturados em separado e não ofereceram resistência às autoridades.

De acordo com as informações recolhidas pela política, a droga apreendida seria distribuída pelas regiões do nordeste, norte e sul do Brasil.

"Nós imaginamos que [a droga] tenha vindo do norte da África, próximo da Península Ibérica, pelo oceano. Em território brasileiro, foi transportada para uma embarcação de menor porte, e ela atracou em algum cais marítimo em Fortim", disse aos jornalistas o delegado da DCTD, Ismael Araújo.

As autoridades da região não têm registo de uma apreensão de droga desta dimensão.

"Desse tipo de droga não há notícia que tenha ocorrido no passado uma apreensão desse montante no Brasil. Na Europa, em dezembro do ano passado, ocorreu uma apreensão de mais de duas toneladas também de haxixe", explicou o delegado.

No entanto, os "dados terão de ser aprofundados pela investigação", acrescentou.

Além dos estupefacientes, a Polícia Militar também apreendeu "duas carrinhas, mais de mil euros, telemóveis e outros aparelhos eletrónicos".

Os dois detidos estão detidos na sede da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, em Fortaleza, e estão acusados de de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8