page view

Donald Trump e Kim Jong-un em encontro surpresa

Presidente dos EUA tornou-se o primeiro de sempre a pisar solo norte-coreano.

01 de julho de 2019 às 08:14

Donald Trump deu este domingo um passo histórico que o torna o primeiro presidente dos EUA em funções a visitar a Coreia do Norte. Após uma proposta surpresa de Trump, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, aceitou um encontro a dois no lado norte-coreano da zona desmilitarizada que separa as duas Coreias.

Na reunião surpresa, a terceira entre Trump e Jong-un desde junho de 2018, os dois líderes acordaram reiniciar as negociações para o desmantelamento do programa nuclear do regime de Pyongyang, interrompidas de forma abrupta após a cimeira fracassada de fevereiro, no Vietname.

"Fiquei surpreendido ao saber que queria encontrar-se comigo", disse Jong-un a Trump, que desafiou o líder norte-coreano a recebê-lo numa mensagem publicada no Twitter enquanto participava na cimeira do G20, no Japão.

Jong-un recebeu Trump na linha de demarcação entre as Coreias e passou com ele essa linha, permitindo a Trump ficar na Coreia do Norte por breves momentos. A reunião de cerca de uma hora que mantiveram depois aconteceu já no lado sul-coreano.

"Tivemos uma reunião muito boa. Vamos ver o que acontece", afirmou Trump, anunciando que as negociações para desnuclearização da Coreia vão ser retomadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8