page view

Estudo revela que uso de elixir da Listerine "pode aumentar o risco de cancro"

Cientistas não recomendam o uso do produto.

04 de julho de 2024 às 09:47

Um novo estudo revela que o elixir bucal Listerine Cool Mint "pode aumentar o risco de cancro" e alerta para o facto de que "a maioria das pessoas não deveria usá-lo".

De acordo com o Daily Mail, os especialistas do Instituto de Medicina Tropical de Antuérpia, na Bélgica, descobriram que duas espécies de bactérias, Fusobacterium nucleatum e Streptococcus anginosus, que têm sido associadas à doença, eram mais prevalentes após três meses de utilização diária deste produto. Segundo o novo estudo científico, a utilização diária do elixir bucal pode aumentar o risco de desenvolver cancro do esófago e pâncreas.

Acredita-se que o álcool contido no elixir bucal possa aumentar o nível de bactérias dentro da boca. Um professor e cientista da universidade que trabalhou no estudo, Chris Kenyon, disse ao Daily Telegraph citado pelo Daily Mail, que a utilização do elixir bucal "pode aumentar o risco de cancro e de várias infecções".

"A maioria das pessoas não deveria utilizá-lo e, se o fizerem, deverão utilizar os preparados sem álcool e limitar a sua utilização a um par de dias", acrescentou.

A descoberta foi feita durante uma investigação sobre o impacto da utilização diária de elixir bucal no risco de infeções sexualmente transmissíveis entre homossexuais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8