page view

Famílias forçadas a enterrar os mortos nos quintais durante vaga violenta da Covid-19 na Índia

Há famílias a cremar os seus entes em fogueiras improvisadas. 

25 de abril de 2021 às 20:39

A Índia vive um verdadeiro pesadelo com a segunda onda da pandemia a atingir o país em força. A variante indiana agrava ainda mais o contágio da doença  e os hospitais da capital do país, Nova Deli, tornaram pública a cada vez menor reserva de oxigénio e avisaram sobre a "urgência e o risco" que pacientes nos cuidados intensivos enfrentam.O governo indiano anunciou este domingo a extensão do período de confinamento em Nova Deli por mais uma semana, numa altura em que o país regista 16,5 milhões de casos de infeção e 189 mil mortes associadas à Covid-19.

Vive-se um caos no país e os crematórios não têm mãos a medir. Os crematórios em Deli e outras partes da Índia sofreram um aumento recorde de mortes de Covid-19 com a cidade a registar 348 mortes de Covid-19 na última sexta-feira, o que se traduz numa morte a cada quatro minutos.

Em Karnataka, um estado a sul da Índia, as famílias já estão a enterrar os mortos nos quintais de casa após autorização do governo uma vez que não há espaço nos crematórios. O governo exige apenas que se cumpram as normas de saúde. O ministro-chefe de Karnataka, BS Yediyurappa, descreveu a situação de Covid-19 como "fora de controlo".

A capital do estado, Bangalore - o Vale do Silício da Ásia - registou o maior número de mortes num dia, com 124 mortes registradas na sexta-feira. Os sete crematórios dedicados a mortos Covid da cidade têm operado 24 horas por dia para cremar de 20 a 25 corpos que chegam diariamente, descreve o jornal The Strait Times. 

Segundo o mesmo jornal, há famílias a cremar os seus entes em fogueiras improvisadas. 

O governo indiano anunciou este domingo a extensão do período de confinamento em Nova Deli por mais uma semana, numa altura em que o país regista 16,5 milhões de casos de infeção e 189 mil mortes associadas à Covid-19.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8