page view

Havana espera por Obama

Obama é o primeiro PR americano a visitar a ilha em oito décadas.

19 de março de 2016 às 09:52

A poucos dias da visita histórica do Presidente norte-americano, Cuba acelerou os preparativos e centenas de pessoas trabalham há vários dias na reparação de edifícios e de estradas ou na limpeza dos principais monumentos de Havana.

Barack Obama, o primeiro Presidente norte-americano em exercício a visitar a ilha caribenha em 88 anos, e a respetiva família estarão na capital cubana entre domingo e terça-feira para cumprir uma agenda definida ao pormenor e cheia de momentos simbólicos.

Nas últimas semanas, as principais ruas de Havana foram repavimentadas, as fachadas dos prédios foram pintadas, algumas estruturas foram remodeladas e as imperfeições da zona velha da capital cubana foram corrigidas.

A famosa avenida à beira-mar Malecón também não escapou aos trabalhos de remodelação. É aqui que fica a embaixada dos Estados Unidos, reaberta oficialmente em agosto passado no âmbito do restabelecimento das relações diplomáticas entre Washington e Havana, velhos inimigos da Guerra Fria que viveram de costas voltadas durante mais de 50 anos e que estão separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

A família Obama chega domingo à tarde à capital cubana. Nesse dia, e segundo as informações divulgadas pela Casa Branca, a família presidencial - incluindo a primeira-dama Michelle, as filhas Malia e Sasha e a sogra Marian Robinson -- vão visitar vários locais da Havana Velha.

Um dos locais será a catedral, onde serão recebidos pelo arcebispo de Havana, o cardeal Jaime Ortega, figura que "juntamente com o papa Francisco, foi particularmente útil no apoio ao acordo de 17 de dezembro [de 2014]" para o processo de normalização das relações diplomáticas, afirmou o assessor presidencial para a segurança nacional, Ben Rhodes.

"Também será uma oportunidade para marcar o importante papel que a Igreja Católica tem na vida do povo cubano, e nas crescentes relações entre os nossos dois países", reforçou o representante, numa teleconferência realizada quarta-feira.

A agenda oficial de Obama começa na segunda-feira com uma visita ao memorial do poeta e herói nacional cubano José Martí, que será seguida por um encontro bilateral com o seu homólogo cubano, Raul Castro.

"Será uma oportunidade para analisar os progressos realizados na normalização das relações, para tratar de áreas onde os nossos governos têm sido capazes de iniciar uma cooperação bilateral (...) e para ser muito sincero sobre as áreas de desacordo, incluindo as práticas de Direitos Humanos", referiu Ben Rhodes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8