page view

Jamaica decreta estado de emergência após passagem de furacão Melissa

Tempestade deixa bairros inteiros inundados, telhados e árvores arrancadas e meio milhão de habitantes sem luz.

30 de outubro de 2025 às 01:30

Como se previa, o furacão Melissa deixou um rasto de destruição à passagem pela Jamaica. Hospitais, escolas, casas foram atingidos. As estradas ficaram destruídas.

Nada escapou à força das rajadas de vento que atingiram os 300 quilómetros por hora.

As zonas costeias foram as mais afetadas com bairros inteiros isolados por inundações. Mais de meio milhão de pessoas ficaram sem eletricidade.

O Governo já pediu ajuda internacional e decretou o estado de catástrofe. “A Jamaica passou por um dos seus piores períodos. A nossa infraestrutura ficou gravemente comprometida”, afirmou Desmond Mckenzie, o Ministro do Interior da Jamaica.

Depois de devastar a Jamaica, o furacão aproximou-se de Cuba com categoria 4 mas ao chegar a terra passou para a categoria 3. Ainda assim, com ventos de aproximadamente 200 quilómetros por hora, deixando centenas de milhares de desalojados. Mais de 735 mil pessoas foram deslocadas para locais mais seguros. O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel já avisou que os danos serão significativos. Em Santiago, a segunda maior cidade cubana, há registo de várias inundações.

O Melissa dirige-se agora para as Bahamas. Apesar de já ter perdido alguma força, os meteorologistas já alertaram para possíveis impactos graves na região. É já considerada a tempestade tropical mais poderosa deste ano em todo o mundo, segundo a Agência Americana de Observação Oceânica e Atmosférica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8