page view

Jovem de 22 anos morre após ser espancada pela polícia por não usar hijab

Masha Amini ficou em coma num hospital do Irão até esta sexta-feira.

16 de setembro de 2022 às 19:29

Uma jovem de 22 anos morreu após ter sido agredida pela polícia por não usar hijab. Testemunhas asseguram que Masha Amini foi espancada dentro de uma viatura da polícia em Teerão, no Irão, esta terça-feira. As autoridades negam as acusações e afirmam que a jovem sofreu um problema cardíaco. A família garante que Amini era uma jovem saudável.

Após a detenção, a jovem foi transportada para o hospital onde permaneceu em coma até esta sexta-feira.

De acordo com a polícia do Teerão, a detenção foi justificada porque todas as mulheres têm de usar o véu islâmico, uma vez que a religião islâmica assim o obriga.

Nos últimos tempos têm sido muitos os relatos sobre abusos perpetrados pela polícia da "moralidade", ou seja, patrulhamentos realizados pelas autoridades com o intuito de verificar se as regras do vestuário islâmico estão a ser devidamente cumpridas. 

O caso de Mahsa causou consternação e muitos cidadãos estão a expressar a sua indignação nos órgãos de comunicação social, queixando-se da atuação da polícia que tem reprimido as mulheres.

As redes sociais também foram invadidas por vídeos que demonstram agentes a deter mulheres por não cumprirem com a vestimenta.

Os iranianos têm culpado o líder supremo do Irão, Ali Khamenei. Entretanto, foi divulgado nos órgãos de comunicação social, um discurso do líder supremo do Irão onde legitima o papel da polícia e da sua importância no controlo das  regras do código vestuário islâmico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8