page view

Musk dá 48 horas a funcionários públicos para dizerem o que fizeram na última semana, caso contrário são despedidos

Trabalhadores receberam indicações via email.

23 de fevereiro de 2025 às 08:10

Elon Musk anunciou, este sábado, na plataforma X, que os trabalhadores públicos iriam receber um email com indicações para explicarem o trabalho desenvolvido na última semana. Segundo o magnata, uma omissão de resposta, dentro de 48 horas, culminará na demissão do trabalhador.

“De acordo com as instruções do presidente [Donald Trump], todos os funcionários federais receberão em breve um e-mail pedindo para entender o que fizeram na semana passada. A falta de resposta será considerada como uma demissão”, escreveu o bilionário na plataforma X.

Pouco depois do anúncio, os funcionários públicos, inclusive juízes e funcionários da prisão federal, receberam o seguinte email: “Por favor, responda a este email com aproximadamente 5 marcadores do que realizou na semana passada e coloque-se em contacto com o seu chefe. Por favor, não envie qualquer informação confidencial, links ou anexos”.

O prazo de resposta é até às 23h59 desta segunda-feira. Várias agências têm trabalhado na verificação da autenticidade da mensagem recebida pelos funcionários e, em alguns casos, aconselharam os trabalhadores a não responder ao email.

"É cruel e desrespeitoso para centenas de milhares de veteranos que estão a usar o seu segundo uniforme na função pública serem forçados a justificar os seus deveres de trabalho a este bilionário fora de alcance, privilegiado e não eleito que nunca prestou uma única hora de serviço público honesto na sua vida. A AFGE vai contestar quaisquer rescisões ilegais dos nossos membros e funcionários federais em todo o país”, afirmou Everett Kelley, presidente da American Federation of Government Employee - AFGE.

Recorde-se que Musk é chefe da equipa de redução de custos do presidente norte-americano, Donald Trump. Até ao momento, segundo a Associated Press, centenas de milhares de pessoas estão a ser afetadas com as medidas impostas pela equipa do Departamento de Eficiência Governamental de Elon Musk. As reduções de custo incluem milhares de trabalhadores dos Departamentos de Assuntos de Veteranos, Defesa, Saúde e Serviços Humanos, Serviço de Receitas Internas e Serviço de Parques Nacionais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8