Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

OMS diz que "carne congelada" pode ter estado na origem da Covid-19

Fonte animal do vírus ainda não foi identificada. Fuga de laboratório chinês descartada.
Correio da Manhã 9 de Fevereiro de 2021 às 15:45
Peter Ben Embarek
Peter Ben Embarek FOTO: Reuters
A Organização Mundial da Saúde anunciou esta terça-feira que, após dez dias de investigação sobre a origem da Covid-19, ainda não foi identificada a fonte animal do vírus.

De acordo com a equipa de investigação, a comida congelada é uma das hipóteses em cima da mesa para a transmissão do vírus. 

Peter Ben Embarek, que lidera a equipa de investigação, descarta uma fuga do vírus do laboratório e aponta que o vírus pode ter sido importado em carne congelada - cuja fonte animal ainda não foi determinada - sendo possível que tenha percorrido um "longo caminho" e atravessado fronteiras até chegar ao mercado de Wuhan.

"O caminho possível de qualquer espécie animal do vírus original até ao mercado de Wuhan pode ter tomado um caminho muito longo e complicado, envolvendo também movimentos através das fronteiras", explica acrescentando ainda que os morcegos não estão totalmente descartados.

Segundo Embarek, apenas não é provável que o vírus tenha sido transmitido diretamente de um morcego para os humanos visto que "Wuhan não é uma cidade ou ambiente próximo a esse ambiente"

"A busca pela possível rota de introdução através de diferentes espécies animais e reservatórios específicos ainda é um trabalho a decorrer", aponta. 

Os investigadores analisaram ainda amostras de sangue dos chineses que pudessem constatar se o vírus circulava antes do que se pensa atualmente. A conclusão foi de que não há evidência de casos relacionados com a Covid-19 antes de dezembro de 2019, em Wuhan ou em qualquer outro sítio. 

Há, no entanto, evidência de que o vírus já circulava há "várias semanas" antes do primeiro caso reportado. 
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários