page view

Onda de protestos após morte de mulher durante operação do Serviço de Imigração dos EUA

Centenas de pessoas saíram à rua em protesto em Minneapolis.

09 de janeiro de 2026 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Centenas protestam e fazem vigília após morte durante operação do ICE em Minneapolis

AP

Milhares de pessoas saíram à rua em protesto com cartazes a exigir ‘Justiça por Renee’, em várias cidades dos EUA, após a morte de Renee Nicole Good, de 37 anos, baleada na cabeça durante uma operação do Serviço de Imigração e Controlo de Alfândegas (ICE), em Minneapolis, no estado norte-americano do Minnesota, na quarta-feira.

O governador do Minnesota classificou o tiroteio como “totalmente evitável”. “Os agentes de imigração estão a causar o caos na nossa cidade”, afirmou Tim Walz. “Exigimos que o ICE deixe a cidade e o estado imediatamente. Estamos ao lado das comunidades de imigrantes e refugiados”, acrescentou.

Donald Trump afirmou que Renee “resistiu à autoridade” e dificultou o trabalho dos agentes, acusando ainda a “esquerda radical” de promover ataques constantes às forças da lei. O Presidente norte-americano alegou ainda que a condutora se comportou de forma caótica e chegou a atropelar um agente do ICE, que ficou ferido e teve de ser hospitalizado. Por sua vez, o Departamento de Segurança Interna diz que a mulher tentou avançar com o carro contra agentes do ICE durante uma operação e que um deles disparou ao sentir-se ameaçado, classificando a ação da mulher como um ato de “terrorismo doméstico”. Segundo a Secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, os agentes foram atacados enquanto tentavam retirar um veículo que ficou preso na neve.

Renee Nicole Good tinha três filhos e tinha-se mudado recentemente para Minneapolis e, de acordo com a senadora democrata Tina Smith, era norte-americana. A mãe da vítima conta que a filha estaria “provavelmente apavorada”.

O caso continua a gerar forte contestação pública e reacendeu o debate sobre o uso da força em operações migratórias nos EUA. Segundo as autoridades, esta é a quinta morte registada em ações deste tipo em diferentes estados desde 2024.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8