page view

Sobe para 800 o número de mortos em sismo no Afeganistão

Abalo de magnitude 6 e várias réplicas atingiram o leste do país.

01 de setembro de 2025 às 06:53

Pelo menos 800 pessoas morreram e cerca de 2700 ficaram feridas após um sismo de magnitude 6 e várias réplicas terem atingido o leste do Afeganistão na noite de domingo, informou, esta segunda-feira, um porta-voz do governo Talibã, citado pela agência AP.

O novo balanço, avançado pelo porta-voz do Governo, Zabihullah Mujahid, numa conferência de imprensa realizada em Cabul, refere que só numa das províncias do país, Kunar, foram contabilizados 800 mortos e 2500 feridos.

A estes números juntam-se 12 mortos e 255 feridos na província vizinha de Nangahar, onde se localizou o epicentro do sismo, com o hipocentro a apenas oito quilómetros abaixo da superfície.

O balanço anterior dava conta de 600 mortos e cerca de 2000 feridos.

"Nos distritos de Nurgal, Sawkay, Watapur, Dara Pech e Chapi Dara, morreram aproximadamente 600 pessoas, cerca de duas mil ficaram feridas e centenas de casas foram destruídas", disse à agência de notícias EFE Ihsanullah Ihsan, diretor de Informação e Cultura de Kunar, uma das províncias afetadas.

O anterior balanço, feito pelo porta-voz dos serviços de saúde da província de Nangarhar, na fronteira com o Paquistão, Ajmal Darwaish, mencionava, pelo menos, nove mortos e 25 feridos na aldeia de Dar-e-Nour.

ONU, talibãs e Crescente Vermelho mobilizam-se face a sismo no Afeganistão

A ONU, o Crescente Vermelho Afegão e o Governo talibã mobilizaram-se para lançar uma grande operação de resgate no leste do Afeganistão, onde o sismo fez pelo menos 622 mortos.

O principal porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, afirmou, num breve comunicado divulgada na rede social X que "as autoridades locais e os residentes já estão a participar nos esforços de resgate dos afetados".

Além disso, "equipas de apoio do centro e das províncias vizinhas também estão a caminho, e todos os recursos disponíveis serão utilizados para salvar vidas", acrescentou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8