page view

“Poderemos ter de destruir a Coreia”, afirma Trump

Presidente dos EUA chocou líderes mundiais com ameaça de guerra total.

20 de setembro de 2017 às 08:40

O presidente Donald Trump deixou ontem incrédulos dezenas de líderes mundiais. Em discurso na Assembleia Geral da ONU, o líder dos EUA disse que poderá "ter de destruir totalmente a Coreia do Norte".

As palavras foram proferidas pouco depois de o secretário-geral da ONU, António Guterres, criticar Trump ao dizer, sem o nomear, que "este é o momento de mostrar estatura de estadista" para evitar uma guerra.

"Os EUA têm grande força e paciência, mas se forem forçados a defender-se e a defender os seus aliados, não teremos outra opção que não seja destruir totalmente a Coreia do Norte", disse Trump, referindo Jong-un pelo nome de "homem do foguetão" e acrescentando que "está numa missão suicida para si e para o seu povo".

No auditório, a frase levou alguns a cobrirem o rosto com as mãos e o embaixador da Coreia do Norte na ONU abandonou a sala. A chanceler alemã, Angela Merkel, frisou que tudo fará para garantir uma solução diplomática, pois "qualquer outra coisa levaria a um desastre".

Guterres, por seu lado, tinha pouco antes criticado os políticos que "usam os refugiados" para alimentar "ressentimentos em busca de ganhos políticos", noutra alusão indireta a Trump.

Este, no seu discurso, condenou ainda a Venezuela, Cuba e o Irão, "um Estado pária que exporta violência".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8