page view

"Putin é capaz de tudo": Mulher de Navalny diz que marido foi torturado e passou fome na prisão

"Não podemos negociar com ele", disse.

28 de fevereiro de 2024 às 10:56

A mulher de Alexei Navalny, Yulia Navalnaya, apontou o dedo a Putin, esta quarta-feira, no Parlamento Europeu. No discurso, acusa o presidente russo de assassinar e torturar o marido, bem como abusar do respetivo corpo.

"Putin matou-o e torturou-o durante três anos. Alexei passou fome numa pequena cela da cimento. Não podia receber visitar, telefonemas, nem cartas. Mesmo depois de tudo isto, abusaram do seu corpo", afirmou a viúva.

Yulia garante que o "assassinato público" de Alexei Navalny revelou que "Putin é capaz de tudo e que nao podemos com ele negociar".

"Não estão a lidar com um político, mas com um monstro violento. Líder de um gang criminoso, o que inclui assassinos e pessoas que envenenam as suas vítimas. Estamos a falar de alguém que é amigo dos líderes da máfia. Investigue-se quem ajuda Putin a esconder o seu dinheiro. Temos aliados muito importantes que estão contra a guerra, devemos trabalhar com quem o enfrenta", acrescentou.

A mulher do opositor russo exigiu da União Europeia (UE) mais do que "declarações de preocupação", pedindo um combate sério e eficaz contra organizações criminosas na UE.

"Hoje, o meu marido está morto. Pensei que em 12 dias, desde o homicídio do Alexei, estaria pronta para fazer este discurso, mas passei o esse tempo a tentar recuperar o corpo dele, a preparar as cerimónias fúnebres, a procurar um cemitério. O funeral vai ser daqui a dois dias e ainda não sei como vai ser a cerimónia, não sei se a polícia vai aproveitar para prender aqueles que querem homenageá-lo", lamentou.

Perante os eurodeputados, em Estrasburgo (França), Yulia Navalnaya apresentou um cenário: "muitos de vocês têm eleições este ano, vão fazer campanha, vão ser entrevistados, divulgar propaganda. Agora imaginem que não podiam fazer isso, que ninguém podia entrevistar-vos, que seriam detidos apenas por estarem a fazer a vossa campanha... Bem-vindos à Rússia de Putin".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8