page view

Redes sociais foram o braço armado do terrorista da Nova Zelândia

Brenton Tarrant publicitou o atentado, transmitiu-o em direto no Facebook e associou um Youtuber famoso ao massacre.

20 de março de 2019 às 17:02

O atentado na Nova Zelândia da passada sexta-feira, que matou 50 pessoas, foi transmitido em direto no Facebook e rapidamente se tornou viral no Youtube e no Twitter.

Brenton Tarrant, autor do massacre, estudou ao pormenor a melhor forma de publicitar e difundir o ataque. Apenas uma hora após entrar em direto é que as redes sociais conseguiram apagar todo o conteúdo publicado pelo criminoso.

O terrorista utilizou uma câmara na cabeça para gravar o massacre e transmiti-lo em direto. A dificuldade que o Facebook e Youtube tiveram (e têm) em impedir a propagação do conteúdo violento, transmitido ao vivo, permitiu que milhões de pessoas assistissem ao cenário de terror nas duas mesquitas, na Nova Zelândia.

Brenton Tarrant promoveu o ataque e o live nas redes sociais aludindo a um famoso Youtuber, PewDiePie, seguido por milhões de pessoas e conhecido por publicar alguns vídeos polémicos e com comentários ofensivos contra judeus.

Rapidamente PewDiePie se demarcou de qualquer ligação ao ataque, mas a divulgação "não propositada" para os seus milhões de seguidores acabou por tornar Brenton Tarrant e o massacre na Nova Zelândia numa trend em todas as redes sociais e meios de comunicação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8