page view

Estudo revela que taxa de transmissão da Covid-19 em meio familiar é maior do que se pensava

Nos casos em que o primeiro membro familiar contagiado tinha menos de 12 anos, a taxa de infeção registada foi de 53%.

01 de novembro de 2020 às 08:32

Um novo estudo publicado esta sexta-feira concluiu que a taxa de transmissão do coronavírus em ambiente familiar é ainda maior do que se pensava.

Foram 191 as pessoas que participaram na investigação, que decorreu de abril a setembro, sendo que 53% acabaram infetadas num prazo máximo de sete dias e 75% em apenas cinco. Os participantes foram testados diariamente, com os autores a afirmarem que o valor foi mais alto também porque o estudo foi feito com métodos rigorosos ou até porque as pessoas começaram a usar máscara em casa assim que um dos membros da família tivesse testado positivo à Covid-19.

Segundo o site de notícias científicas Live Science, outros estudos no mesmo âmbito já tinham sido feitos na Europa e na Ásia, que apontavam para uma taxa de transmissão de 30%.

Nos casos em que o primeiro membro familiar infetado tinha menos de 12 anos, a taxa de infeção registada foi de 53%, ao passo que, quando o paciente tinha uma idade compreendida entre os 18 e os 49 anos, a taxa e infeção passava para os 55%.

"As infeções ocorreram rapidamente, quer o primeiro membro doente da família fosse uma criança ou um adulto", disse o autor do estudo, Carlos Grijalva.

Foi ainda possível perceber que menos de metade dos membros da família tinha sintomas no momento do teste à Covid-19, com 18% a ser mesmo assintomático durante os sete dias do estudo.

"Esta descoberta reforça a necessidade de as pessoas entrarem em quarentena se tiverem contacto próximo com alguém com resultado positivo à Covid-19", alertaram os autores do estudo.

Os investigadores aconselham que, quem suspeitar estar infetado com coronavírus, se deve isolar em casa, utilizando um quarto e uma casa de banho separados. Igualmente, todos os membros da família devem utilizar máscara nos espaços comuns, quando não for possível manter o distanciamento físico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8