“A única certeza é que todos vamos”, disse o presidente brasileiro que afirma que pavor mata mais do que o vírus.
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro voltou a desvalorizar as mortes causadas pela pandemia, afirmando que "toda a gente morre um dia" e que o pavor em torno da Covid-19 "mata mais pessoas que o próprio vírus".
"Morre mais gente de pavor, muitas vezes, do que do ato em si [o vírus]. O pavor também mata, leva ao stress, ao cansaço, a pessoa não dorme direito, fica sempre preocupada", afirmou Bolsonaro num direto na sua página de Facebook, na quinta-feira à noite.
"A vida está aí. Nós vamos embora um dia. A gente lamenta mais uma vez a morte de todo o mundo, mas a única certeza é que todos vamos um dia... Como eu digo há 60 dias, [a pandemia] é como a chuva. Você está aí fora, você vai se molhar", acrescentou o presidente, que tem sido muito criticado por minimizar as mortes por Covid-19 e insistir na reabertura da economia.
PORMENORES
Números trágicos
No mesmo dia em que Bolsonaro voltou a desvalorizar a pandemia, o Brasil bateu mais uma vez o recorde diário de mortes, com 1188 óbitos, passando ainda a marca dos 20 mil mortos. O país registou já um total de 310 087 casos e está prestes a ultrapassar a Rússia como segundo país com mais infetados.
Decreto bloqueado
O Supremo Tribunal bloqueou partes do decreto de Bolsonaro que isentava governantes e outros responsáveis pelas consequências das decisões tomadas durante a pandemia.
Feriado em São Paulo
O governador de São Paulo decretou um feriado alargado de cinco dias para tentar manter a população em casa e conter a propagação do vírus.
MUNDO EM PORTUGUÊS
Primeira-dama angolana está bem de saúde
Afinal, a primeira-dama angolana está em Luanda e, aparentemente, bem de saúde, ao contrário de notícias postas esta sexta-feira a circular, dando conta de que Ana Dias Lourenço estaria hospitalizada em Paris. Segundo o site África Intelligence, teria contraído um "vírus não especificado". Acrescentava que a última vez que tinha sido vista em público fora a 9 de maio. Esta sexta-feira, a TV angolana mostrou imagens de Ana Dias Lourenço numa reunião de trabalho.
Português internado em estado grave na Guiné-Bissau
Um português infetado com Covid-19 está internado em estado grave no hospital de Cumura, na Guiné-Bissau, anunciaram esta sexta-feira as autoridades de saúde guineenses. Segundo Dionísio Cumba, coordenador do Centro de Operações de Emergência de Saúde, o paciente, cuja identidade não foi revelada, sofreu uma trombocitopenia. "Tem poucas plaquetas, o que leva ao sangramento. Precisa de uma transfusão de sangue e de oxigénio", afirmou o responsável.
Seis casos novos em Cabo Verde
Cabo Verde registou esta sexta-feira mais seis novos casos de infeção por Covid-19, aumentando para 362 o número de casos detetados no país até agora. Os novos casos foram todos detetados na Cidade da Praia, a capital, que é o principal epicentro da pandemia no país, com um total de 295 casos positivos.
Mais dois infetados em Moçambique
Moçambique confirmou esta sexta-feira mais dois casos positivos de Covid-19 no país, elevando o total de infetados para 164. Os dois casos novos foram identificados em Maputo e Inhambane, no Sul do país, e dizem respeito a dois cidadãos moçambicanos de 35 e 45 anos, um com sintomas leves e o outro assintomático.
VOLTA AO MUNDO
Trump ‘apanhado’
Donald Trump tem recusado usar máscara em frente às câmaras e já explicou que "não quer dar esse prazer" aos jornalistas, mas na quinta-feira foi ‘apanhado’ de máscara durante uma visita a uma fábrica da Ford no Michigan.
14 dias de quarentena no Reino Unido
Após dois meses sem qualquer controlo de entradas nas fronteiras, o governo britânico anunciou esta sexta-feira uma quarentena obrigatória de duas semanas para todos os recém-chegados ao Reino Unido. Quem violar a medida arrisca multa de 1117 euros.
Luz verde para Madrid
400 isolados em navio em Barcelona
Cerca de 400 passageiros e tripulantes de um cruzeiro foram esta sexta-feira colocados de quarentena no porto de Barcelona, Espanha, após ter sido detetado um caso de coronavírus a bordo. O passageiro, que tem sintomas leves, já foi hospitalizado.
Epidemia sob controlo na República Checa
A República Checa anunciou esta sexta-feira que a epidemia está "sob controlo", dias antes de o país entrar numa nova fase do desconfinamento, com a reabertura de bares e hotéis e o fim da obrigatoriedade de uso de máscara.
Alarme no México
As autoridades de saúde mexicanas registaram esta sexta-feira um número recorde de 2973 novos casos de coronavírus num só dia, sinal de que a pandemia está a alastrar. O país tem um total de 59 567 casos e 6510 mortes até ao momento.
Seis mil casos num dia na Índia
A Índia somou esta sexta-feira mais de 6 mil novos casos de Covid-19, um novo recorde diário, numa altura em que o país se prepara para levantar algumas medidas de confinamento, incluindo o reinício das ligações aéreas domésticas.
Tailândia a zeros
As autoridades de saúde da Tailândia não registaram esta sexta-feira qualquer novo caso ou morte por coronavírus, o que sucede pela primeira vez desde o início da pandemia. O país contabiliza até ao momento 3037 casos e 56 óbitos.
Camiões parados na América do Sul
Centenas de camiões estão parados na fronteira entre a Nicarágua e a Costa Rica após o governo deste último país ter endurecido os controlos fronteiriços depois de 40 camionistas provenientes do país vizinhos terem testado positivo.
Cama vira caixão na Colômbia
Empresários colombianos inventaram uma cama de hospital de cartão que se transforma num caixão, permitindo desta forma sepultar as vítimas de coronavírus com o mínimo contacto e de forma mais económica.
Mais informação sobre coronavírus AQUI.
MAPA da situação em Portugal e no Mundo.
SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.
APRENDA a fazer a sua máscara em casa.
CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.
DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico
Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.