page view
João Pereira Coutinho

João Pereira Coutinho

Sem preço

18 de setembro de 2021 às 00:30

A pátria estremeceu um pouco ao saber que um aluno da escola estatal fica mais caro ao Estado do que um aluno do privado. Por cada aluno do público, os contribuintes pagam 6200 euros por ano, afirmou o ministro da Educação (com orgulho). Foi o que bastou para que os colégios privados, a começar pelos melhores, viessem mostrar as suas tabelas mais modestas.

Percebo o espanto do auditório. Mas desaconselho qualquer expectativa de que isto leve o governo a repensar a sua atitude face aos contratos de associação com os privados. Para o socialismo, a questão nunca é a ‘poupança’ ou a ‘qualidade’. Nem sequer a ‘igualdade’ (de condições).

O que interessa é preservar a ideologia, independentemente dos custos para a sociedade. Nos regimes socialistas de Leste, qualquer bugiganga era pior e mais cara do que no Ocidente capitalista. E daí?

A beleza do estatismo não tem preço.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Cadeiras vazias

A política brasileira sempre foi um lodaçal. Mas havia a esperança, razoavelmente confirmada, de que a democracia tinha guardiões à altura.

Paixões correspondidas

Gostei de saber que socialistas ilustres também pediam cunhas a Lacerda Sales para assuntos de saúde.

Sem loucuras

Felizmente, Luís Montenegro não tem em Pedro Sánchez um modelo.

Mais Lidas

Ouça a sua rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8