page view
Rui Pereira

Rui Pereira

Professor universitário

Portugal é seguro?

02 de abril de 2016 às 01:45

Devido a uma conjugação arbitrária de fatores, tão frequente na vida das sociedades como na vida das pessoas, a segurança volta a estar na ordem do dia. Uma referência geográfica do Daesh a Portugal, um tiroteio em Lisboa, no Bairro da Ameixoeira, e o Relatório Anual de Segurança Interna servem de pretexto a uma pergunta intemporal (o que não significa anacrónica).

É óbvio que ao afirmarem que um atentado pode ocorrer em qualquer país, de Portugal à Hungria, os terroristas pretendem ameaçar toda a União Europeia, exprimindo conhecimentos geográficos duvidosos. Porém, a referência, que não é inédita, já é preocupante só por isso. E a circunstância de alguns portugueses terem aderido à organização pode agravar o risco de atentado.

Na Ameixoeira, um dos bairros que cresceram desordenadamente nos subúrbios de Lisboa, dois grupos rivais envolveram-se num tiroteio. O ferimento de três polícias e duas mulheres agravou o sentimento de insegurança. É preciso restaurar a ordem com firmeza, punir os responsáveis, mas também restaurar os contratos locais de segurança e recriar os governadores civis.

O Relatório de Segurança Interna referente a 2015 traz números contraditórios: a criminalidade geral cresceu 1,3% e a violenta e grave diminuiu 0,6%. Estes números são pouco esclarecedores. Pode haver aumento de queixas e há crimes "criados" pela proatividade policial, cujas subidas são virtuosas. Há até novas criminalizações, como os maus-tratos contra animais.

Portugal continua a ser um país seguro, mas devemos estar atentos às nuvens que se perfilam no horizonte. Entre elas está a ameaça, embora não eminente nem iminente, de atentado, mas também os tráficos de droga e de pessoas, a corrupção e o tráfico de influência e os dramas quotidianos da violência doméstica e dos abusos sexuais, de que só conhecemos uma pequena parte.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Os fazedores

Escolham candidatos com provas dadas e propostas sérias.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8