page view
Francisco José Viegas

Francisco José Viegas

Escritor

Blog

30 de agosto de 2013 às 01:00

Tratava-se de uma linha direta entre Washington e Moscovo, no pico da Guerra Fria, destinada a situações de emergência e tendo em conta o episódio da "crise dos mísseis em Cuba" (em 1962).

O cabo que unia as superpotências, ao contrário do que dizem as séries de televisões ou o cinema, nunca contou com um "telefone vermelho", mas o sistema testado a 30 de agosto de 1963 (inicialmente em texto codificado) funcionou quatro anos depois, durante a Guerra dos Seis Dias, e voltaria a ser ativado durante outros conflitos (do confronto entre a Índia e o Paquistão em 1971, ou a guerra do Yom Kippur, até à invasão soviética do Afeganistão ou à crise polaca de 1983).

Hoje, ligar o Kremlin e o Pentágono não bastaria; chama-se "mundo multipolar" à nova teia de medos na era da internet.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Adeus, Jogos ‘Wokelímpicos’

Enquanto o COI impedia homens biológicos de baterem em mulheres, por cá a gente entreteve-se com uma pseudo-traição na ‘Secret Story’ e a bolha mediática acha mal José Luís Carneiro pressionar pela libertação de presos políticos.

Constituição

Hoje, o desafio não é reescrever o texto constitucional, mas cumprir o seu espírito.

Blog

Somos dos países mais seguros. Porquê? Porque somos dos mais subdesenvolvidos.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8