page view
Armando Esteves Pereira

Armando Esteves Pereira

Diretor-Geral Editorial Adjunto

Agricultores perdem ministério

22 de novembro de 2022 às 00:32

O Ministério da Agricultura tinha uma rede tão porosa no País que estava presente em praticamente todos os concelhos , acompanhando os agricultores de perto.

Nas últimas décadas esta malha foi perdendo densidade, mas as direções regionais de agricultura continuaram a ser um importante interlocutor dos produtores agrícolas.

Mas agora estas direções regionais vão ser extintas. O Conselho de Ministros aprovou uma lei, que passou tão discretamente na semana passada, mas que é um verdadeiro processo de regionalização encapotado.

As CCDR (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional) vão absorver as competências das direções regionais de agricultura e de outros setores. Um País que precisa de um desenvolvimento mais equilibrado entre Litoral e Interior, necessita do Ministério da Agricultura em todo o território.

As principais confederações que representam os agricultores (CAP e Confagri) já se manifestaram contra esta medida, que torna o Ministério da Agricultura num pequeno gabinete em Lisboa e irrelevante no País. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

A vitória do empate

A ‘vitória’ por 3-2 do Benfica em Braga até pode dar para contar aos netos, mas não muda nada.

Decisão natalícia

Os encontros familiares no natal podem ter um papel decisivo na definição do sentido de voto

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8