António Costa diz que ficou de "conversar com o Presidente da República sobre João Galamba"
Primeiro-ministro falou aos jornalistas após Marcelo ter tomado a decisão de dissolver o Parlamento.
António Costa disse esta quinta-feira que ficou de falar com o Presidente da República sobre o futuro do ministro das Infraestruturas, após este ter sido constituído arguido no inquérito relacionado com os negócios do lítio e hidrogénio verde.
"Fiquei de falar com o senhor Presidente da República sobre esse assunto", disse, explicando ainda que João Galamba estará no Parlamento, na sexta-feira, nas audições sobre o Orçamento do Estado para 2024.
O primeiro-ministro demissionário, que manterá funções até às próximas eleições marcadas para dia 10 de março de 2024, falou aos jornalistas esta noite após Marcelo Rebelo de Sousa anunciar a decisão de dissolver a Assembleia da República perante o cenário de crise política iniciado na terça-feira.
Costa revelou ainda que propôs a Marcelo o nome de Mário Centeno para o substituir no cargo de primeiro-ministro e evitar o cenário de eleições antecipadas. Descreveu o governador do Banco de Portugal como um homem de muita experiência política e com "muitas qualidades" para entregar ao PS.
Apesar de a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa não ter sido aquela que o partido desejaria, deixa claro que respeita a opção tomada pelo chefe de Estado.
Questionado pelos jornalistas, o primeiro-ministro demissionário garantiu ainda não ter conhecimento sobre os 78 mil euros em notas encontrados no escritório do seu chefe de gabinete Vítor Escária e que o demitiu mal soube da notícia.
"Não, não sabia disso. E mal soube fiz aquilo que obviamente se impunha, que era demiti-lo", avançou.
Na terça-feira, instaurou-se uma crise política em Portugal devido à investigação sobre os projetos de lítio e hidrogénio verde e que levou na terça-feira ao pedido de demissão do chefe do Executivo, após o Ministério Público revelar que este é alvo de uma investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt