page view

Chega lidera nos votos da Europa e deixa PS mais perto do 3.º lugar

Parlamento está pronto para dar posse aos deputados na terça-feira.

28 de maio de 2025 às 01:30

Os votos dos emigrantes começaram na terça-feira a ser contados e apontavam, no final do dia, para uma clara vantagem do Chega nos votos da Europa. O partido de Ventura tinha quase 35 mil votos, a AD ficava-se pelos 17 mil e o PS tinha pouco mais de 15 mil. Já fora da Europa, a AD estava na frente com mais de 7400 votos contra cerca de 6500 do Chega e 4600 do PS.

A confirmarem-se estes resultados, Chega e PSD vão repartir os votos da emigração e o PS passará para terceira força política no Parlamento. Mas ainda falta um dia. O resultado final vai depender da soma de todos os votos de dois círculos eleitorais: o círculo da Europa e fora da Europa. Cada um elege dois deputados, o suficiente para desempatar quem será o segundo partido mais votado nas eleições, já que até agora Chega e PS têm 58 deputados. “Acaba por ser sempre mais importante porque se está a decidir a segunda força política”, diz ao CM Marta Coelho, de 22 anos.

É a primeira vez que está numa mesa de voto a contar os boletins dos emigrantes. A contagem é feita num pavilhão da FIL, em Lisboa. Entre terça e quarta-feira chegaram mais boletins de voto que ainda terão de ser contados. A tomada de posse dos novos deputados pode ser já na terça-feira, com o primeiro momento quente: a eleição do presidente da Assembleia da República.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8