page view

Chega quer criar habitação e instalar polos universitários em Campanhã

Miguel Côrte-Real, disse que o seu partido tem a ambição de transformar Campanhã numa "zona de excelência" da cidade.

04 de outubro de 2025 às 13:38

O candidato do Chega à Câmara do Porto prometeu este sábado uma "verdadeira mudança" para a freguesia de Campanhã, no Porto, com criação de habitação, recuperação de terrenos municipais e instalação de polos da Universidade do Porto e Politécnico.

Em declarações à Lusa durante uma ação de campanha eleitoral na Feira da Vandoma, no Porto, o candidato do Chega, Miguel Côrte-Real, disse que o seu partido tem a ambição de fazer "uma verdadeira mudança" em Campanhã e transformar aquela zona numa "zona de excelência" da cidade.

"Uma verdadeira mudança. Nós queremos que Campanhã se torne numa zona de excelência da cidade do Porto. Campanhã tem gente de muita qualidade. Tem gente que merece uma maior atenção do município", disse.

O candidato do Chega promete, caso ganhe as eleições, recuperar "muitos dos terrenos municipais, como é o caso do Bairro do Monte da Bela", mas também promete criar "habitação" e trazer polos de instituições de ensino superior.

"Trazer para aqui mais do que os serviços tradicionais dos escritórios, podermos trazer também o conhecimento, falar com a Universidade do Porto, falar com o Politécnico do Porto, instalar aqui polos desses espaços e criarmos uma zona de conhecimento, uma zona de crescimento, mas sobretudo continuar a fazer o Porto crescer".

O candidato acrescenta que o Chega também quer olhar para outros imóveis que existem, nomeadamente os STCP, e criar serviços.

"Queremos fazer aqui uma nova zona da cidade com serviços, com empresas, com pessoas", sublinhou.

O autocarro eleitoral do candidato Pedro Duarte cruzou-se com a comitiva do Chega instalada na Feira da Vandoma, perto da Estação de Metro Nasoni.

Questionado pela Lusa sobre o que diria ao candidato do PSD, Pedro Duarte, se o encontrasse na Vandoma, Miguel Côrte-Real respondeu que lhe diria "bom dia" e "bem-vindo a Campanhã".

"Acho que os candidatos, quer o candidato Pedro Duarte [coligação PSD/CDS-PP/IL], quer Manuel Pizarro [PS], passaram os últimos quatro anos muito esquecidos sobre Campanhã e sobre a cidade do Porto, e acho que lhes dizia bem-vindos a Campanhã, juntem-se a nós na verdadeira mudança que é preciso fazer nesta zona da cidade", concluiu Côrte-Real.

O candidato do Chega observou que Campanhã "é uma das freguesias mais importantes da cidade do Porto" e que tem um "enorme potencial", mas que só é lembrada nas eleições autárquicas.

"Hoje vemos aqui todas as outras candidaturas, como estão de quatro em quatro anos sempre em Campanhã. Vêm aqui, mas esquecem-se de Campanha nos quatro anos seguintes. Campanhã tornou-se para os partidos como o PS e PSD como aquelas malas que temos guardadas na parte de cima dos armários. Só se usa quando se vai fazer a viagem eleitoral", ironizou Miguel Côrte-Real.

O Chega trouxe hoje para a ação de campanha o eurodeputado António Tânger Correia para que ele conheça também a freguesia.

"O Chega, quer na Câmara do Porto, quer no parlamento nacional, mas quer também no Parlamento Europeu, possa projetar para esta zona da cidade do Porto, uma zona de crescimento, uma zona de prosperidade, uma zona onde todos tenham reais oportunidades. Chega de Campanhã ser uma zona esquecida", defendeu.

Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas realizam-se no dia 12 de outubro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8