Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Elisa só declara os imóveis

Elisa Ferreira fez a última declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional (TC) em 1999, quando ainda era ministra do Ambiente no Governo PS de António Guterres. Continuou a exercer cargos de governação até 2002 e parlamentares, mas não apresentou rendimentos. Nos documentos regista apenas ser proprietária de vários prédios no centro do Porto, de uma Quinta em Santo Tirso, entre vários outros bens imobiliários.
21 de Junho de 2009 às 00:30
Elisa Ferreira é proprietária de vários prédios no centro do Porto e de uma quinta em Santo Tirso
Elisa Ferreira é proprietária de vários prédios no centro do Porto e de uma quinta em Santo Tirso

Ainda estão em escudos os últimos salários de Elisa Ferreira, que constam nos registos do TC. São cerca de 63 mil contos, 315 mil euros, referentes ao ano de 1999.

Desde então, Elisa Ferreira não voltou a entregar no Tribunal qualquer documento sobre os seus rendimentos salariais, nem prediais. Apresenta contudo um considerável património imobiliário. Poucos eleitores portuenses saberão que a candidata do PS à Câmara do Porto é senhoria de cerca de uma dezena de habitações em prédios no centro da cidade. Entre eles um apartamento na rua de S. Brás, residência de Elisa e família.

Licenciada em Economia, Elisa Ferreira teve sempre cargos políticos ligados ao PS, mas faz questão de não ser militante do partido. O estatuo de "independente" é uma imagem de marca da candidata.

Começou com cargos públicos em várias comissões de gestão no Vale do Ave e foi vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte entre 1989 e 1992.

Três anos depois foi convidada por Guterres para ministra do Ambiente. Desde então passou a ser figura de primeira linha nas lista do PS para Assembleia da República e para o Parlamento Europeu.

UMA QUINTA EM SANTO TIRSO

A Quinta de S. Bento da Batalha, em Santo Tirso, é uma das propriedades mais valiosas de Elisa Ferreira. Com uma área de 9000 m2 é composta por moradia e habitações unifamiliares geminadas. Já passou por várias obras de remodelação e ampliação das moradias.

A Quinta tem até carácter religioso por causa da imagem de S. Bento que existe por cima do portão de entrada. Nos muros das zonas laterais estão vários locais onde os fiéis do Santo colocam velas a arder.

Elisa Ferreira tem ainda um prédio urbano no lugar de Argemil, entre outros imóveis, em Santo Tirso. Tem ainda outros imóveis, lojas e garagens em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Lisboa. No último documento entregue ao TCdeclara possuir um automóvel Audi e um tractor.

Ver comentários