page view

Engenheiro Vasco Martins é o candidato do ADN à Câmara de Matosinhos

Atual executivo é composto por sete eleitos do PS, um do PSD, um independente, um pelo movimento António Parada Sim! e um da CDU.

09 de agosto de 2025 às 17:36

O engenheiro técnico eletrotécnico de 60 anos Vasco Martins é o candidato do ADN à Câmara de Matosinhos, concelho que quer "ver bem posicionado no que realmente interessa às populações", disse este sábado o próprio na sessão de apresentação.

"Estou motivado com esta candidatura porque as coisas em Matosinhos não mudam, temos sempre mais do mesmo, nós queremos focar-nos na transparência da governação pública e simplificar processos. Matosinhos pode estar bem posicionado em algumas coisas, mas naquilo que interessa à população, Matosinhos está mal posicionado", disse à Lusa o candidato.

Especialista em automatização total de laboratório hospitalar e ex-professor de Matemática, Vasco Martins apresentou este sábado a candidatura nos jardins da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, local escolhido por ser um espaço verde, tópico que faz parte das suas principais prioridades e preocupações.

"Queremos mais cuidado na parte de embelezamento de ruas, espaços verdes. Matosinhos está mal classificado nessa matéria. Em Matosinhos freguesia, o único espaço verde que conheço é o Parque de Real que há cerca de 50 anos era uma bouça e agora tem um décimo da superfície verde que tinha na altura. Gostaria que o Parque de Real fosse mais cuidado", disse.

Como primeiro pilar da candidatura, Vasco Martins apontou a habitação, considerando que "os portugueses devem ser privilegiados" e que é preciso "tolerância zero" ao alojamento ilegal que, disse, "vai prosperando um pouco pelas freguesias em centros comerciais, em logradouros, garagens, em espaços que não têm as mínimas condições".

Outra bandeira do ADN de Matosinhos é a Rua Brito Capelo, onde o partido quer retirar a linha de metro, deslocando-a pela Avenida da República até ao Terminal do Cruzeiro, e transformando esta histórica artéria comercial num centro comercial com telhado translúcido com lojas âncora e serviços públicos emblemáticos da Câmara.

Outras das propostas de Vasco Martins é a criação de uma Companhia de Sapadores Bombeiros em Matosinhos para "garantir ao concelho profissionais de socorro especializados", bem como reivindicar mais especialidades no Hospital Pedro Hispano e uma nova unidade de cuidados continuados.

Na vertente animal, o ADN quer criar em Matosinhos a primeira ambulância animal em colaboração com bombeiros e clínicas veterinárias, treinadores e pessoas que trabalham na área da proteção animal, bem como um parque para cães assilvestrados.

Vasco Martins avançou ainda a intenção de reduzir o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,3% e devolver 2% do IRS aos residentes deste concelho do distrito do Porto, onde pretende criar transporte gratuito para jovens e seniores com serviço noturno e ligações aos centros de saúde e fazer atendimento quinzenal de presidência nas freguesias.

Além de Vasco Martins (ADN), à Câmara de Matosinhos já foi confirmada a recandidatura da atual presidente de câmara, Luísa Salgueiro pelo PS, do social-democrata Bruno Pereira (candidato da AD), do vereador da CDU José Pedro Rodrigues, do ex-socialista e vereador independente António Parada pelo Chega, bem como as candidaturas do ex-presidente do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Filipe Soares, Filipe Garcia pela IL e Diana Sá pelo Livre.

O atual executivo é composto por sete eleitos do PS, um do PSD, um independente, um pelo movimento António Parada Sim! e um da CDU.

As eleições autárquicas realizam-se em 12 de outubro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8