page view

PSD/CDS-PP apresenta queixa por votos falsos em união de freguesias de Alfândega da Fé

Votos em questão foram encontrados na secção de voto número 2, correspondente à localidade de Picões.

24 de outubro de 2025 às 12:41

A coligação PSD/CDS-PP apresentou esta sexta-feira uma queixa junto do tribunal de Alfândega da Fé por alegados votos falsos na União das Freguesias de Ferradosa e Sendim da Serra nas eleições autárquicas, adiantou o responsável pela queixa.

"Entraram três boletins falsos, saíram três boletins verdadeiros e podem ter sido utilizados para manipulação de voto, e queremos que isso seja investigado", apontou José Almenda, mandatário da coligação e autor da queixa apresentada no Tribunal de Alfândega da Fé, acrescentando que se se verificar que houve "fraude", querem que sejam repetidas as eleições.

Os votos em questão foram encontrados na secção de voto número 2, correspondente à localidade de Picões.

No documento da queixa, a que a Lusa teve acesso, a coligação entende que "deverá ser exaustivamente verificado se foram introduzidos mais votos falsos nas urnas de todas as freguesias de Alfândega da Fé antes que estes sejam destruídos".

De acordo com o membro do PSD Bruno Veríssimo, "foi detetado que a gramagem não era a mesma e num boletim só tinha cor à frente e não tinha cor atrás".

O também candidato pela coligação a uma junta de freguesia do concelho de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, não tem dúvidas de que foi "manipulada a intenção de voto".

"Não sobraram três boletins de votos. Aqueles votos originais que saíram dali podiam ter dado azo a que se multiplicassem os votos já preenchidos e depositados na urna. Era o que acontecia antes do 25 de Abril, as pessoas iam depositar o voto e já ia preenchido", criticou Bruno Veríssimo.

Logo na noite das eleições de 12 de outubro esses votos foram identificados e colocados à parte para serem verificados na assembleia geral de apuramento. "Identificámos logo e foram anulados. Todos os votos foram no Partido Socialista", disse à Lusa o delegado da mesa pela coligação PSD/CDS-PP, Cláudio Branco.

Na Assembleia de Freguesia de Ferradosa e Sendim da Serra, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, o PS venceu com 65,64% (128 votos) e a coligação PSD/CDS-PP ficou em segundo lugar, com 32,82% (64 votos).

No município, o PS venceu as eleições com 49,43%, elegendo três mandatos, e a coligação PSD/CDS-PP obteve 43,73% e dois eleitos, existindo uma diferença de 205 votos entre as duas forças partidárias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8