page view

Rui Rocha acusa Chega de ser socialista. André Ventura diz que IL está "desligada do País Real" e que é o "partido dos ricos"

Debate marcado por duras críticas às políticas e ideologia dos partidos.

06 de fevereiro de 2024 às 23:16

O debate transmitido pela SIC Notícias, que colocou frente a frente o líder do Chega, André Ventura, e o presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, no âmbito das eleições legislativas, foi marcado por críticas severas dos líderes partidários às principais características dos partidos.  

André Ventura e Rui Rocha destacaram como temas mais dissonantes as ideologias sociais e leituras económicas para o crescimento do País. 

O debate começou com André Ventura a descrever a IL como "o partido dos ricos" por estar "completamente desligada do País real" e "ter falta de solidariedade e consciência social". "A IL conhece duas palavras: privatizar e despedir, independentemente dos efeitos que haja", disse Ventura.

Já Rui Rocha destacou que o líder do Chega tem muito mais de socialista do que aquilo que quer realmente demonstrar, uma vez que as medidas que tem proposto são "parecidas com as do PS". O líder dos liberais relembrou que André Ventura concorda com a injeção de capital público em empresas como a TAP, apesar de ser necessário "cortar com o desperdício". 

André Ventura respondeu que o Chega não propõe socialismo, mas sim consciência social do País. "Não é ser de direita ou de esquerda, é perceber o País", disse. 

O presidente da IL acusa André Ventura de estar a mentir aos idosos com as promessas em relação às pensões. "O André Ventura tem por hábito achar que diz as verdades, mas isto é enganar os idosos", salientou. 

"André Ventura parece uma criança que quer andar nos carrosséis todos. Quer aumentar tudo e todos. Baixar impostos. Sem critérios. Não é o mundo real. É uma enorme aldrabice. (...) Não podemos distribuir o que não temos. Precisamos de criar riqueza", explicou. 

Sobre a questão da imigração, enquanto Rui Rocha defendeu que a imigração é bem-vinda, André Ventura referiu que é preciso ter cuidado para não transformar Portugal num "país em que ninguém controla nada". 

Ventura recorda que a IL sempre votou contra o Chega quando o partido tentou aprovar a expulsão de imigrantes. 

Rui Rocha pediu ainda a André Ventura para não mentir acerca de dados sobre a imigração em Portugal, classificando como falsas algumas declarações dadas pelo líder do Chega a esse respeito.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8