page view

Advogado ajuda a esconder bens

Um advogado de Lisboa, e ex-professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é acusado de ajudar dois clientes a dissimularem o património para impedir as penhoras pelos credores. João Álvaro Dias foi pronunciado, em co-autoria com os clientes (um casal de Coimbra) por insolvência dolosa. Os factos remontam a 2000, ano em que foi reconhecida a insolvência do casal, após os credores – um banco – verem goradas as possibilidades de cobrarem a dívida de 125 mil euros.<br/><br/>

01 de fevereiro de 2012 às 01:00

A investigação da PJ do Centro apurou que o património dado como garantia do empréstimo – cinco terrenos – tinha sido formalmente transmitido para uma empresa offshore, em Gibraltar. No entanto, refere o despacho de pronúncia, esses bens "só aparentemente eram transmitidos, pois, de facto, mantinham-se em poder dos devedores que apareciam nas escrituras como alienantes, continuando a ser os verdadeiros donos". O advogado e o cliente, Américo Silva, empresário, teriam procurações dessa empresa que lhes conferiam poderes de gestão e de representação. O despacho refere ainda que a firma celebrou um contrato de arrendamento dos terrenos em que figurava como arrendatária a mãe da arguida.

João Álvaro Dias disse ao CM que "apenas" foi advogado do casal, com o qual diz não ter contacto "há mais de dez anos". Mas sabe que Américo Silva reside no estrangeiro e não foi notificado pessoalmente, "o que por si só impede que qualquer julgamento [previsto para este mês] tenha lugar". Diz ainda que a compra e venda dos imóveis "não lesou quem quer que fosse", por estarem hipotecados ao banco, que promoveu a venda. O advogado já foi condenado, em 2007, pelo Tribunal de Cantanhede, a um ano de prisão, suspensa, por falência fraudulenta.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8