page view
Combate a incêndio em Vila Real
Atualizado a 15 de agosto de 2025 às 09:52

Não há luz nem água, só fogo: incêndio de Penela da Beira chega a São João da Pesqueira

O que sabemos até agora:

-As chamas continuam sem dar tréguas às centenas de operacionais que combatem vários incêndios em Portugal. Contudo, as zonas Norte e Centro estão a ser as mais afetadas pelos fogos;
-O fogo em Arganil é o que mobiliza mais meios, com mais de 800 bombeiros e 279 viaturas no combate às chamas;
-Também no distrito de Coimbra, deflagou, esta quinta-feira, um incêndio com duas frentes ativas. Uma "evolução complicada" combatida por mais de 324 operacionais e 95 veículos;
-Pelas 23h, em Sátão as chamas estavam a ser combatidas por 764 operacionais e 256 meios. Este incêndio já começou na quarta-feira mas não dá sinal de tréguas.
-O incêndio de Trancoso, em Viseu, é uma das ocorrencias mais perigosas e com mais operacionais no local. Segundo o site da Prociv, o fogo está a ser combatido por 500 operacionais e 174 meios;
-Com três frentes ativas, o fogo de Portalegre tem vindo a ameaçar habitações, pessoas e animais. A salvaguardar estão 308 operacionais e 97 veículos.
-Durante esta tarde de quinta-feira, o Governo prolongou a situação de alerta até dia 17, domingo. A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral considerou as últimas semanas "uma calamidade nacional". 

Sexta-feira, 15 de agosto de 2025 às 00h34

Não há luz nem água, só fogo: incêndio de Penela da Beira chega a São João da Pesqueira

O incêndio de Penela da Beira chegou, esta noite de quinta-feira, a São João da Pesqueira. 
O fogo não dá tréguas e a localidade de Penela da Beira está sem luz e água devido ao incêndio da região. 

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 22h57

Montenegro diz que Governo está a agir de forma discreta mas próxima no combate aos incêndios

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou esta quinta-feira que o Governo e tentando ser "o mais eficaz possível", mas remeteu uma avaliação para mais tarde.

Num discurso na Festa do Pontal, no Calçadão da Quarteira, no Algarve, Montenegro afirmou que não esquece os compatriotas que estão "confrontados com um flagelo", referindo-se aos incêndios florestais, cuja ocorrência atribuiu a condições meteorológicas "difíceis e adversas", muitas vezes a "alguma falta de cuidado e negligências", e, noutras, a "condutas criminais".

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 22h51

ULS Viseu Dão-Lafões alarga horários de unidades de saúde até domingo devido aos incêndios que atingem região

A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões decidiu, em articulação com os municípios, de Sátão e Aguiar da Beira, indicou num comunicado enviado à agência Lusa.

"Face à situação provocada pelos incêndios que atingem a região Dão-Lafões, e no sentido de garantir a melhor resposta à comunidade, a ULSVSL, em estreita articulação com os municípios e respetivas equipas de saúde locais", justificou.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 22h45

Apoio europeu para os incêndios poderá ser ativado se Marrocos não prolongar cedência dos Canadair

O comandante nacional da Proteção Civil disse esta quinta-feira que o caso Portugal não consiga prolongar a permanência dos dois aviões Canadair de Marrocos.

"Daquilo que for o resultado das nossas diligências junto do Reino de Marrocos, iremos avaliar a necessidade, ou não, da ativação do mecanismo europeu de proteção civil relativamente à mobilização de meios aéreos. Iremos avaliar, mas, em princípio, se Marrocos continuar a manter essa disponibilidade, não iremos fazer essa ativação, uma vez que, inclusivamente, já temos os outros dois Canadair operacionais", disse o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Silvestre.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 22h42

Três frentes ativas no fogo que lavra em Portalegre e Castelo de Vide

O incêndio que lavra esta quinta-feira nos concelhos de Portalegre e de Castelo de Vide tem "três frentes ativas", com os esforços dos operacionais a centrarem-se na defesa de habitações, pessoas e animais, revelou fonte da Proteção Civil.

Contactado pela agência Lusa, o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), explicou que, por volta das 21:30, o incêndio tinha "três frentes ativas".

"Uma delas está a progredir junto à variante de Castelo de Vide, uma outra vai na direção de Póvoa e Meadas e aconteceu também uma forte reativação na retaguarda do incêndio", ou seja, na área em que o foco eclodiu, na Tapada do Loureiro, no concelho de Portalegre, precisou.

Este último fator, continuou o comandante, "fez com que todo o perímetro [do sinistro] ficasse ativo e o trabalho dos bombeiros tem sido defender as habitações naquilo que é possível".

A fonte da ANEPC explicou que, no âmbito do perímetro desta ocorrência, "há sempre terreno com animais e é sempre preciso acudir a algumas situações mais complicadas com animais e salvaguardar outras".

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 22h41

Presidente da Câmara de Sernancelhe diz que chamas chegam de dois incêndios

O presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe disse esta quinta-feira à Lusa que o por dois incêndios distintos, tendo decretado emergência municipal e adaptado um pavilhão para apoiar população.

"Apesar dos quatro dias de esforços que fizemos, não foi possível segurar os incêndios e eles entraram e colocaram em risco muitas freguesias e populações e dividiu o concelho em duas partes, o que dificultou o combate", disse Carlos Santos, pelas 20:00.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 22h39

Ficam em liberdade homens apanhados em flagrante a atear incêndio em Vinhais

Vão aguardar julgamento em liberdade os , depois de presentes a primeiro interrogatório, esta quinta-feira.

De acordo com a GNR de Bragança, os homens, de 42 e 61 anos, ficaram com Termo de Identidade e Residência, depois de presentes, esta tarde, a primeiro interrogatório, no Tribunal Judicial de Bragança.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 22h36

Chamas em Arganil continuam a lavrar sem dar tréguas

A carregar o vídeo ...

VÍDEO: DR

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 21h45

Exército já mobilizou mais de 3.200 militares para combater fogos

O Exército português já mobilizou mais de 3.200 militares para o , mantendo 35 patrulhas diárias em ações de vigilância e deteção de fogos, anunciou esta quinta-feira este ramo das Forças Armadas.

"Desde o início da época de fogos, o Exército mobilizou 3.269 militares, 1.413 viaturas, tendo percorrido 254.150 quilómetros, num total de 8.605 horas de missão, em 16 distritos", pode ler-se num comunicado.

Estes meios de combate aos incêndios vão ser reforçados com três pelotões de rescaldo e vigilância, aumentando o dispositivo diário, em 60 militares, destacou o Exército.

Diariamente, este ramo das Forças Armadas tem 35 patrulhas permanentes e cerca de 300 militares no terreno, detalhou.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 21h32

MAI sublinha "maior dispositivo de sempre" no combate aos incêndios e descarta passagem a contingência

A ministra da Administração Interna disse esta quinta-feira que Portugal t no terreno no combate a incêndios, garantindo que "o país está a responder" e descartou a passagem a situação de contingência.

Em conferência de imprensa, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Maria Lúcia Amaral, após uma declaração em que anunciou a prorrogação da situação de alerta no país até domingo, disse, em resposta aos jornalistas, que está solidária com as populações afetadas pelos fogos e que compreende as declarações críticas dos autarcas.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 20h48

Duas frentes em vertentes da Serra da Lousã com evolução "complicada"

O incêndio na serra da Lousã, distrito de Coimbra, evoluía esta quinta-feira à tarde e obrigou à retirada preventiva de 53 pessoas de várias aldeias, numa situação descrita como "complicada" pelo presidente do município.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 20h37

Autarca de Sátão diz que em Águas Boas incêndio "foi uma calamidade"

O presidente da Câmara Municipal de Sátão, Alexandre Vaz, disse esta quinta-feira à agência Lusa que na localidade de Águas Boas e agora teme que as chamas atravessem a Estrada Nacional 229 (EN229).

"Em Águas Boas ainda há incêndio, já melhorou, mas entrou na povoação e arderam alguns barracões e muitos quintais. Foi uma calamidade. Parece que não ardeu nenhuma casa, mas barracões e quintais foram", disse cerca das 19:00 Alexandre Vaz.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 20h21

Fogo em Pampilhosa da Serra desce para o rio Ceira

O presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra disse que o fogo que lavra no concelho não está a ameaçar aldeias, mas a

"Diria que a informação se mantém idêntica à da hora de almoço. Temos encostas muito grandes, com grandes declives e a frente de fogo mantém-se constante e tem estado a descer em direção ao rio Ceira", afirmou Jorge Custódio à agência Lusa, pelas 19h15.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 20h09

Chamas ameaçam casas em Vila Novinha em Trancoso

As chamas que lavram em Trancoso não dão tréguas aos operacionais. Várias habitações estiveram ameaçadas pelo fogo. 

O vento tem sido o grande inimigo no terreno. 

Pelas 20h06, estavam no local 457 operacionais, apoiados por 146 viaturas e um meio aéreo. 

A carregar o vídeo ...

VÍDEO: CMTV

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 20h02

Bombeiro de Vila Nova de Paiva ferido no fogo de Sátão

Um , quando combatia o incêndio de Sátão, disse à agência Lusa o comandante de Vila Nova de Paiva, corporação a que pertence.

"Ainda não tenho a confirmação se se trata de ferimentos ligeiros ou graves. Sei que ele está a caminho do hospital de Viseu. Ainda não tenho grandes pormenores, mas sei que teve a ver com a queda de ramos de árvores", adiantou pelas 19h15 Pedro Rochinha.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 19h22

Autarca alude a "caos" e falta de meios em incêndio de Oliveira do Hospital

Uma das frentes do incêndio de Arganil que avançou, na quarta-feira, para Oliveira do Hospital, está a levar ao desespero o presidente do município, que , faltando bombeiros nas aldeias e meios aéreos.

Numa declaração emotiva e bastante irritada à agência Lusa, pelas 18h30 desta quinta-feira, Francisco Rolo disse que "está o caos" instalado na freguesia de Alvoco das Várzeas e que o incêndio "está na iminência de atravessar o rio Alvoco", o que, a suceder, faz entrar as chamas na zona urbana da sede de freguesia.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 19h13

"Esta é uma luta nacional, é um combate de todos": Governo prolonga situação de alerta até dia 17

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, afirmou esta quinta-feira que o Governo vai "".

Aos jornalistas, a governante exprimiu "solidariedade e gratidão por todas as pessoas que têm sido diretamente afetadas por esta calamidade nacional". 

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 18h37

"Situação é muito crítica": fogo no concelho de Aguiar da Beira preocupa autarca

O presidente da Câmara de Aguiar da Beira eque chegaram às freguesias de Eirado, Carapito e União de Freguesias de Souto de Aguiar da Beira e Valverde, onde quatro meios aéreos estão a atuar.

"Neste momento estou na freguesia do Eirado. Ainda não sabemos se este incêndio é novo ou se veio de Trancoso. Estamos a averiguar", disse Virgílio Cunha à agência Lusa.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 17h24

300 bombeiros apoiados por seis meios aéreos combatem chamas na serra da Lousã

Um incêndio em povoamento florestal na serra da Lousã, distrito de Coimbra, acima da localidade de Candal, está a ser , disseram fontes autárquica e da Proteção Civil.

Fonte do comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra disse apenas que o incêndio na serra da Lousã "está ativo, com meios a combate", adiantando que as chamas estão a evoluir em direção à zona mais alta da serra, no Trevim, que fica a 1.205 metros de altitude.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 17h09

Quase 250 operacionais apoiados por quatro meios aéreos combatem chamas no concelho de Portalegre

, estão a combater um incêndio que eclodiu esta quinta-feira, pelas 14h00, em zona de mato da Tapada do Loureiro, no concelho de Portalegre, revelou a Proteção Civil.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo explicou à agência Lusa que as chamas "estão a consumir mato" e que "não há pessoas nem casas em risco".

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 16h45

Festa de Verão do Piódão cancelada devido ao incêndio de Arganil

A Festa de Verão do Piódão, que deveria começar na sexta-feira na aldeia histórica do município de Arganil,que lavra naquele concelho do distrito de Coimbra, disse fonte da organização.

Promovidas pela Comissão de Melhoramentos do Piódão, as festividades, habitualmente muito concorridas por parte da população local e de aldeias vizinhas, bem como de pessoas deslocadas no país e estrangeiro, iriam decorrer até domingo.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 16h40

Proprietário de terreno agrícola onde começou fogo em Águeda constituído arguido

A GNR constituiu arguido o proprietário de um terreno agrícola em Águeda, no distrito de Aveiro, onde na quarta-feira terá começado um incêndio florestal, informou esta quinta-feira aquela força de segurança.

Em comunicado, a GNR esclareceu que na sequência de um alerta para a ocorrência de um foco de incêndio florestal, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local, onde verificaram que os Bombeiros de Águeda se encontravam a proceder à extinção das chamas.

"No decurso das diligências policiais, apurou-se que o proprietário do terreno agrícola, onde teve início o incêndio, realizava trabalhos na sua propriedade quando detetou fogo proveniente da parte inferior do trator, sendo o veículo identificado como a provável causa do incêndio", refere a mesma nota.

Segundo a GNR, o homem de 79 anos foi constituído arguido pelo crime de incêndio florestal, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Águeda.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 16h38

Povoação de Águas Boas em pânico com avançar das chamas. Bombeiros não estão na localidade

As chamas do incêndio em Sátão já chegaram à localidade de Águas Boas. No local não estão bombeiros e a população está preocupada com o fogo que está descontrolado.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 15h46

Vento e subida das temperaturas provoca reativações fortes em Trancoso

O vento e a subida das temperaturas ao princípio da tarde desta quinta-feira estão a provocar "reativações fortes" no concelho de Trancoso, onde o dispositivo está a reagir, disse a Proteção Civil.

"As condições meteorológicas pioraram, como previsto, e está a haver reativações fortes em quase todo o perímetro do incêndio, que é muito grande, mas o dispositivo está a reagir para travar esses reacendimentos", declarou o comandante operacional Rui Conchinha, comandante sub-regional de Portalegre, à agência Lusa.

O oficial adiantou que "não há nenhum ponto preocupante, porque os operacionais estão no terreno, a trabalhar com a intensidade possível ao fim de todos estes dias".

Neste momento, e de acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estão com o combate ao fogo empenhados no combate ao fogo de Trancoso 451 operacionais, 146 viaturas e dois meios aéreos.

O incêndio rural começou no sábado, na freguesia de Freches, e já afetou 11 das 21 freguesias daquele concelho do distrito da Guarda.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 15h16

“Já ardeu tudo”: Tânia Laranjo revela ponto de situação na aldeia de Mourísia

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 15h15

Mãe em lágrimas corre para levar água e comida aos filhos que combatem chamas no Granjal

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 15h12

Quatro bombeiros feridos no combate às chamas em Sátão

Quatro bombeiros ficaram feridos, esta quinta-feira, no combate às chamas em Satão, Viseu, que continua com duas frentes ativas. Os operacionais sofreram queimaduras.

No local estão quase 500 operacionais, apoiados por mais de 150 viaturas e seis meios aéreos.

Três dos bombeiros deram entrada no hospital de Viseu com queimaduras, tendo sido considerados feridos ligeiros, disse à agência Lusa fonte da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 14h43

Quase dois mil operacionais mobilizados para os quatro maiores incêndios a lavrar no País

Quase dois mil operacionais combatiam às 14:30 os quatro maiores incêndios esta quinta-feira em curso em Portugal continental, em Arganil, Sátão, Trancoso e Cinfães, apoiados por de 641 viaturas e 18 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

De acordo com os dados disponíveis no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), quase 900 operacionais combatiam o fogo que deflagrou na quarta-feira na freguesia de Piódão, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, e se estendeu depois aos municípios de Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra (Coimbra), e de Seia, já no distrito da Guarda.

Para o incêndio que começou em Sátão, distrito de Viseu, na madrugada de quarta-feira estavam mobilizados 488 operacionais, enquanto no fogo que começou no sábado em Trancoso, distrito da Guarda, estavam empenhados 458 e a combater as chamas no incêndio de Cinfães, distrito de Viseu, estavam 164.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 14h27

Vento sopra de forma inconstante na aldeia do Granjal e empurra chamas em direção às casas

O vento está a soprar de forma inconstante na aldeia do Granjal e está a empurrar as chamas em direção às casas na linha do fogo. No local estão os bombeiros de São João da Pesqueira, auxiliados por populares, e que tentam travar as chamas. 

"A situação é muito complicada. Já pedimos reforços e mais meios aéreos", declarou o autarca de Aguiar da Beira. 

Os moradores da aldeia relembram o incêndio de há cinco anos, que também ameaçou a população.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 14h14

Autarca de Aguiar da Beira fala em "situação crítica" em Gradiz e Granjal

O presidente da Câmara de Aguiar da Beira, Virgílio Cunha, disse esta quinta-feira que se vivem duas situações "muito críticas" em Gradiz e Granjal, antevendo uma tarde "muito difícil" devido às condições climatéricas e à propagação do fogo.

"Neste momento, temos duas situações muito críticas em Gradiz [Aguiar da Beira] e em Granjal [Sernancelhe]. A situação é muito complicada. Já pedimos reforços e mais meios aéreos", afirmou Virgílio Cunha à agência Lusa.

O autarca, que pelas 13:20 estava no terreno, explicou que a situação é "muito crítica" e que os meios aéreos fizeram "uma ou duas descargas intermitentes".

"Se não houver uma continuidade [de descargas pelos meios aéreos] a situação torna-se mais complicada", anteviu.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 14h09

Vento errático faz chamas mudarem de direção em Arganil

Uma das frentes de fogo ativas no concelho de Arganil mudou de direção nas últimas horas, devido ao vento errático, encaminhando-se para noroeste, na zona da aldeia de Mourísia, disse o presidente daquele município do distrito de Coimbra.

Ouvido pela agência Lusa, Luís Paulo Costa explicou que com a mudança e intensificação da direção do vento o fogo desceu da zona de um parque eólico em direção a sul e ao município da Pampilhosa da Serra, perto das povoações de Tojo, Fórnea e Casal Fundeiro, de onde foram retiradas algumas pessoas por precaução.


Já durante a madrugada e manhã de hoje, com nova rotação do vento, as chamas voltaram para a cumeada da encosta de onde tinham vindo, não para a zona já queimada, mas para uma área mais lateral, em direção a Mourísia.


Esta aldeia fica num dos vales encaixados da serra do Açor, paralelo àquele onde o incêndio lavrou com bastante intensidade na tarde de quarta-feira, quando avançou para norte em direção ao concelho de Oliveira do Hospital e, mais tarde, para sul, na direção da Pampilhosa da Serra.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 13h58

Presidente de Tabuaço mantém estrada municipal cortada por segurança

O presidente da Câmara de Tabuaço disse esta quinta-feira desconhecer a área ardida no incêndio que deflagrou domingo no concelho e foi dominado esta manhã, mas revelou que um albergue ardeu e uma estrada municipal continua cortada por segurança.

"Ainda não tenho ideia da área que ardeu, mas sei que há um pequeno albergue, num ponto turístico de escalada, umas escadas e um miradouro que arderam. A ideia que tenho é que de bens materiais foi o que ardeu", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Tabuaço (distrito de Viseu), Carlos Carvalho.

O autarca acrescentou que a estrada municipal (EM) 323, que liga Tabuaço a Távora, e onde há dois dias "andava a frente muito ativa, está cortada ao trânsito por questões de segurança".

"É uma zona de muita inclinação e há pedras que continuam a cair da parte de cima, assim como ramos e pequenos troncos e troncos de árvores. Portanto, essa estrada vai ficar encerrada ao trânsito até que a proteção civil nos garanta segurança de circulação", indicou.

Neste sentido, Carlos Carvalho apelou a "alguma paciência e espírito de sacrifício", nomeadamente aos munícipes que com este corte "são obrigadas a fazer um desvio, ou seja, em vez de fazer o trajeto em três quilómetros fazem em sensivelmente quinze quilómetros".

Carlos Carvalho acrescentou ainda que "há situações pontuais" de pessoas que estão sem Internet em casa ou de "má qualidade na rede móvel, mas há profissionais no terreno a trabalhar no sentido de repor a normalidade o quanto antes".

No que diz respeito a água e eletricidade, o autarca adiantou que não há indicação de problemas, assim como "também não houve, felizmente, feridos a registar", apenas um ou outro caso de exaustão.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 13h34

Fogo de Arganil entrou na Pampilhosa da Serra com duas frentes

O incêndio florestal que lavra em Arganil estendeu-se, na manhã desta quinta-feira, ao concelho vizinho da Pampilhosa da Serra, no sul do distrito de Coimbra, com duas frentes ativas, disse o presidente deste último município.

Em declarações à agência Lusa pelas 12:00, Jorge Custódio explicou que uma das situações mais preocupantes ocorre na zona nordeste do concelho, tendo as chamas evoluído de Malhada Chã (Arganil) em direção à aldeia de Covanca (Pampilhosa da Serra), mas ainda sem colocar diretamente esta povoação em perigo.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 13h20

"É um incêndio complexo": condições climatéricas adversas e falta de acessos no terreno dificultam combate às chamas em Arganil

As chamas continuam a lavrar em Arganil e as "condições climatéricas adversas" e a falta de acessos no terreno estão a dificultar o trabalho dos mais de 900 operacionais no terreno. A informação foi adiantada pelo Comandante Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Elísio Oliveira, ao início da tarde de esta quinta-feira. 

"É um incêndio complexo", referiu o comandante, que apontou que "a segurança dos cidadãos e dos operacionais é a prioridade". O fumo e as condições no terreno não permitem a atuação dos meios aéreos no combate às chamas, como adianta a Proteção Civil. 

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 13h10

Chamas de Sátão chegam à localidade do Granjal

O incêndio em Sátão, que começou esta quarta-feira, espalhou-se até à localidade do Granjal, em Viseu. As chamas estão descontroladas. 

Em Sátão estão mais de 440 operacionais, apoiados por 139 veículos e cinco meios aéreos.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 12h44

Concelho de Trancoso sem frentes ativas, mas com pontos quentes sob vigilância

O , não tem esta quinta-feira de manhã qualquer frente ativa no concelho, existindo apenas "pontos quentes com possibilidade de reativação", disse o presidente da Câmara.

"Segundo o comando operacional, pelas 10:00, 80% do fogo estava dado como extinto e havia 20% de área em fase de resolução e consolidação, com pontos quentes que motivavam alguma cautela e preocupação por haver possibilidade de reativação", adiantou Amílcar Salvador à agência Lusa, referindo-se ao território do município a que preside, no distrito da Guarda.

Segundo o autarca, "já não há frentes ativas" no concelho, apenas operacionais em operações de vigilância e rescaldo.

No terreno permanecem 466 operacionais, apoiados por 146 viaturas e quatro meios aéreos, sendo que a principal preocupação reside agora no concelho vizinho de Aguiar da Beira, também no distrito da Guarda, até onde as chamas se estenderam.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 12h15

Pedro Mourinho conduz pelas ruas de Trancoso e mostra área ardida depois do fogo

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 11h34

Sátão com duas frentes ativas após trabalho "muito positivo"

O incêndio de Sátão está com duas frentes ativas e, com a entrada dos meios aéreos no combate, corre de forma favorável, depois de uma noite em que os bombeiros conseguiram um trabalho "muito positivo".

"Neste momento, o incêndio que afeta três municípios está com duas frentes ativas. Uma mais na cauda do incêndio, na zona de Sátão/Aguiar da Beira, com sensivelmente 1,5 quilómetro", disse à agência Lusa, pelas 10:15, o segundo comandante do Comando Regional do Centro da Proteção Civil.

Jody Rato acrescentou que a segunda frente "está no município de Sernancelhe e tem uma frente com cerca de 200 metros" e são "duas frentes ativas a serem combatidas com meios terrestres e aéreos".

"Estamos com muita dificuldade em termos de progressão devido à dificuldade em termos de acessos, mas o trabalho realizado durante a noite foi muito positivo e profícuo - conseguiram diminuir substancialmente as frentes ativas", realçou.

Pelas, 10h30, combatiam este incêndio 441 operacionais, apoiados por 139 veículos e quatro meios aéreos, segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 10h47

Fogos consumiram este ano cerca de 75 mil hectares

Os incêndios florestais consumiriam até esta quinta-feira cerca de 75 mil hectares, mais de metade ardeu nas últimas três semanas, segundo dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

As estimativas divulgadas esta quinta-feira pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS), que se baseia em imagens de satélite do programa Europeu Copernicus, dão também conta que Portugal é o terceiro país da União Europeia com mais área ardida este ano, depois de Espanha e da Roménia.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 10h09

Imagens de drone mostram nuvem de fumo sobre Sátão

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 10h03

Chamas continuam a lavra em Arganil e incêndio é o que mobiliza mais meios

Os quatro incêndios que mais preocupações levantam às autoridades estão a mobilizar dois terços dos meios no terreno a nível nacional, com o de Arganil a ser o que tem mais operacionais e viaturas, segundo a Proteção Civil.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo de Arganil, em Coimbra, tem uma situação "ainda muito desfavorável", com várias frentes ativas, "pelo menos seis setores de trabalho" e ainda não existem muitas áreas consolidadas. Este fogo está "ainda muito longe de ser dominado".

No terreno estão mais de 900 bombeiros, apoiados por 301 viaturas e cinco meios aéreos.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 09h17

Incêndio de Sátão com cinco frentes ativas chega a Sernancelhe

O fogo que deflagrou em Sátão, distrito de Viseu, propagou-se até ao município de Sernancelhe, com as chamas a não darem tréguas aos bombeiros no terreno. No combate estão mais de 440 operacionais, apoiados por mais de 140 veículos e quatro meios aéreos. 

Em Sernancelhe duas frentes lavram de forma descontrolada e os populares já auxiliam os bombeiros. No terreno estão também máquinas de rasto, para impedirem o avançar das chamas

O fumo provocado pelo incêndio que deflagrou esta quarta-feira está a propagar-se por todo o distrito de Viseu.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 09h01

Mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro e Algarve em risco máximo de incêndio

Mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro do país e do Algarve estão esta quinta-feira em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão sob risco máximo de incêndio todos os concelhos do distrito de Bragança e a maioria dos de Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco.

Também em risco máximo estão dezenas de outros municípios dos distritos Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.

Em risco muito elevado está grande parte da região do Alentejo e dezenas de outros municípios nos distritos de Faro, Lisboa, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo.

Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 07h48

Incêndio em Tabuaço dado como dominado. Mais de 1600 bombeiros continuam no combate às chamas em Arganil, Trancoso, Sátão e Cinfães

O incêndio que deflagrou esta quarta-feira, em Tabuaço, distrito de Viseu, foi dado como dominado esta manhã. Os incêndios que mais preocupam são os de Trancoso, Sátão, Cinfães e Arganil, com este último a mobilizar o maior número de operacionais, com mais de 800 bombeiros no terreno. 

No combate às chamas estão mais de 1600 bombeiros.

Anterior

Ao minuto anterior

Incêndio em Vila Real entrou em fase de resolução. Trancoso, Arganil, Sátão e Tabuaço continuam em curso

Publicada originalmente a 14 de agosto de 2025 às 07:49

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8