page view

Remoção de escombros em Parque de Campismo de Albufeira concluída em uma semana

Trabalhos de limpeza e reparação começaram logo no dia seguinte após a tempestade.

19 de novembro de 2025 às 16:47

Os trabalhos de remoção dos escombros resultantes do tornado que no sábado atingiu o Parque de Campismo de Albufeira só irão terminar daqui a uma semana, mas a unidade está "aberta e operacional", disse a direção do parque.

"A remoção dos escombros está em andamento e avançando a bom ritmo. A nossa previsão é concluir esta fase em aproximadamente uma semana", disse esta quarta-feira à agência Lusa fonte da direção da HolaCamp, empresa espanhola com sede em Barcelona que gere uma rede de parques de campismo na Península Ibérica, entre os quais o de Albufeira.

A única unidade em Portugal desta rede de acampamentos de luxo foi atingida no sábado por um tornado durante a tempestade Cláudia, tendo o fenómeno provocado seis vítimas no parque de campismo, entre as quais, um morto, dois feridos em estado grave e três feridos ligeiros. A vítima mortal foi uma mulher de 85 anos de nacionalidade britânica.

"Um total de 12 famílias teve de ser realojada imediatamente dentro do próprio parque de campismo, seguindo os protocolos de segurança. Não foi necessário evacuar para fora do recinto", acrescentou a mesma fonte.

De acordo com a direção do parque, os trabalhos de limpeza e reparação começaram logo no dia seguinte após a tempestade, que atingiu também um 'resort' turístico em Albufeira, provocando mais de 20 feridos ligeiros.

"Atualmente estamos a finalizar a avaliação técnica em conjunto com a Proteção Civil e especialistas e já iniciámos a remoção dos materiais danificados na zona afetada", disse a fonte da HolaCamp.

De acordo com a empresa, a tempestade danificou cerca de 30 unidades de alojamento dentro do parque de campismo, entre as quais 25 casas móveis, cinco autocaravanas, e ainda várias tendas de 'glamping'.

As estruturas mais danificadas foram as unidades móveis, casas móveis, autocaravanas e tendas de 'glamping', localizadas na zona onde o tornado atingiu maior intensidade, mas as principais infraestruturas do parque de campismo não sofreram danos significativos, sublinhou.

"O parque de campismo está aberto e operacional. A zona afetada foi isolada, mas o resto do complexo funciona normalmente", garantiu a direção do parque de campismo.

Num balanço dos estragos causados pelo mau tempo, o presidente da Câmara de Albufeira, Rui Cristina, disse à Lusa que o tornado "não provocou estragos avultados" no espaço público, "nem afetou" infraestruturas essenciais municipais.

"Temos o registo do derrube de árvores e sinalética vertical de toponímia, mas já foi tudo praticamente reposto, não houve nada de transcendente, nem de muito significativo nos equipamentos e espaços públicos", realçou.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou que o fenómeno que atingiu Albufeira no sábado foi um tornado, que alcançou rajadas de vento na ordem dos 220 quilómetros por hora, tendo percorrido um trajeto de cerca de quatro quilómetros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8