Papa Leão XIV alerta para impacto da IA no desenvolvimento intelectual e espiritual das crianças
Chefe da Igreja Católica emitiu uma mensagem a uma conferência sobre Inteligência Artificial que decorreu no Vaticano.
O Papa Leão XIV alertou na sexta-feira que a inteligência artificial pode impactar de forma negativa o desenvolvimento intelectual, neurológico e espiritual dos jovens. O chefe da Igreja Católica emitiu uma mensagem a uma conferência sobre Inteligência Artificial que decorreu no Vaticano, "num sinal de preocupação da Santa Sé com as novas tecnologias e com o que elas significam para a humanidade", como cita a Associated Press.
"A real sabedoria tem mais a ver com o reconhecimento do verdadeiro sentido da vida do que com a disponibilidade de dados”, afirmou Leão XIV.
Esta tem sido uma das prioridades do pontificado do chefe da Igreja Católica. Na mensagem enviada, o Papa Leão XIV afirmou que qualquer novo desenvolvimento da IA deve ser avaliado de acordo com o “critério ético superior” da necessidade de salvaguardar a dignidade de cada ser humano, ao mesmo tempo que se respeita a diversidade da população mundial. O líder da Igreja Católica referiu ainda que "as novas gerações correm maior risco, pois nunca tiveram acesso tão rápido à informação".
“O bem-estar da sociedade depende de que eles [jovens] consigam desenvolver os dons e capacidades que lhes foram dados por Deus”, referiu o Sumo Pontífice.
O Papa Leão XIV segue a linha de preocupações do falecido Papa Francisco, que, no final do seu pontificado, falou também sobre as ameaças que a IA representa para a humanidade e chegou a apelar à criação de um tratado internacional para a regulamentar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt