Correio da Manhã
JornalistaLusa
JornalistaA chuva intensa e constante que se tem registado na segunda-feira à noite e na terça-feira provocou inundações, cortes de estradas e derrocadas em várias zonas do País.
Os distritos de Santarém, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre vão estar sob aviso amarelo na sexta-feira devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso para estes seis distritos tem início às 00h00 e prolonga-se até às 06h00 de sexta-feira.
Algumas estradas reabertas em Lisboa mas persistem várias com cortes
A circulação automóvel já foi restabelecida em várias estradas da região de Lisboa, mas no distrito de Portalegre muitas continuam cortadas e na ferrovia há vários constrangimentos também, segundo o último ponto de situação da Infraestruturas de Portugal (IP).
Segundo a IP - que gere parte das redes, fornecendo, portanto, um retrato parcial da realidade -, no distrito de Lisboa foi restabelecida a circulação do IP7, no sentido Norte-Sul, no acesso à Ponte 25 de Abril e no acesso da A8 para Loures.
Foi também restabelecida a circulação na N115-2 em Machiel e Ermejeira (Torres Vedras); na N9 em Ponte de Rol e Torres Vedras; na Calçada de Carriche e Odivelas; no acesso do IC19 para Rio de Mouro (Sintra); na N6 (Auto da Boa Viagem); no IC16 para a CRIL-Pontinha (Pdivelas); e no acesso IC19 para a Buraca (Amadora).
No entanto, algumas estradas permanecem fechadas, nomeadamente: os Túneis do Campo Pequeno, dois do Campo Grande, a Avenida João XXI, a Avenida de Belim, a Radial de Benfica, a Avenida Infante D.Henrique, junto ao Túnel Batista Russp, Alcântara (vários locais), a Avenida de Santo Contestável, a Avenida 24 de julho, a Avenida índia e a estrada de Chelas (desde a rotunda do Santo Condestável até ao largo marques de Niza em Xabregas) e a Rua de Cima de Chelas.
Câmara de Lisboa emite alerta vermelho em consequência de mau tempo
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) emitiu esta madrugada alerta vermelho em consequência do mau tempo e apelou à população para evitar saídas de casa.
"Em consequência do mau tempo que se faz sentir, a cidade encontra-se com várias limitações de mobilidade. Para a segurança de todos, a #CML apela a que fique em casa e evite deslocações", escreveu a CML num comunicado enviado à agência Lusa.
Lusa
Seguir Autor:
Linhas ferroviárias do Norte, Sintra e Cascais com vias suspensas devido ao mau tempo
A circulação em várias vias e troços das Linhas do Norte, Sintra e de Cascais está suspensa devido ao mau tempo que está a afetar o distrito de Lisboa com chuvas fortes, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).
Em comunicado, a IP adianta que a circulação na Linha ferroviária do Norte está suspensa nas quatro vias entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca e na Linha de Sintra nas vias A e D entre Campolide e Alcântara-Terra, devido a inundação.
Lusa
Seguir Autor:
Metro, comboios e autocarros com problemas de circulação devido à chuva intensa
O mau tempo que se faz sentir esta madrugada em Lisboa está a afetar a circulação de autocarros da Carris e o Metropolitano está com restrições nas estações do Jardim Zoológico e Chelas.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) dá também conta de várias estradas cortadas em Loures, Odivelas e Torres Vedras e vias intransitáveis em Lisboa.
Lusa
Seguir Autor:
Proteção Civil com 275 ocorrências em Lisboa e Setúbal apela à restrição das deslocações
A proteção civil nacional apelou esta terça-feira aos cidadãos para restringirem ao máximo as deslocações por causa do mau tempo, que provocou na noite de 275 ocorrências nos distritos de Lisboa e Setúbal e deverá manter-se até quarta-feira.
Num ponto de situação feito pelas 07h00, o comandante André Fernandes, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), alertou para os fortes condicionamentos de trânsito nos acessos a Lisboa, com inundações e lençóis de água que já obrigaram ao corte de dezenas de vias.
Lusa
Seguir Autor:
Baixa de Algés, em Oeiras, intransitável devido à queda de chuva forte
A Baixa de Algés, no concelho de Oeiras, está esta terça-feira de manhã "intransitável" devido às fortes chuvas registadas durante a noite, anunciou o município, no distrito de Lisboa.
Estão também intransitáveis "a Avenida Marginal entre o Dafundo e Algés, a estrada 117, que liga Queluz de Baixo a Carnaxide, e a EN250 entre Barcarena e Queijas", indica o município numa nota divulgada na sua página da rede social Facebook, pedindo que os condutores tenham "a máxima cautela nas demais estradas do concelho".
Lusa
Seguir Autor:
22 pessoas resgatadas em Alcântara devido a chuva intensa
Segundo informação divulgada pela Proteção Civil, citada pela SIC Notícias, apenas uma pessoa foi transportada para o hospital.
Oito pessoas ficam desalojadas em Loures devido ao mau tempo
Oito pessoas ficaram desalojadas em Lisboa e houve a necessidade de uma ser transportada para o hospital para receber tratamento médico.
Os desalojados estão no centro de acolhimento temporário criado pelo município de Loures na sequência do mau tempo, depois de durante a noite as suas casas terem ficado "sem condições de habitabilidade", segundo o presidente da câmara.
O presidente da câmara de Loures, Ricardo Leão, considera que a noite desta segunda-feira teve consequências bem piores do que aquelas registadas há cinco dias atrás. Os prejuízos rondam os milhares de euros, segundo o autarca.
1 / 6
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Avenida de Ceuta cortada devido à chuva intensa
IPMA lança avisos a todo o território nacional devido ao mau tempo
O IPMA divulgou, na manhã desta terça-feira, vários alertas para o continente. Bragança é o unico distrito que vai estar sob aviso amarelo.
Viseu, Évora, Lisboa, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob alerta laranja.
Portalegre é o único distrito em alerta vermelho.
O arquipélado da Madeira, por sua vfez, está sob aviso amarelo
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Em Alcântara há carros debaixo de água devido ao mau tempo
Zona de Abóboda, em São Domingos de Rana, também está inundada
Algés completamente inundada devido ao mau tempo
Zona de Algés completamente inundada devido ao mau tempo
1 / 3
Zona de Benfica inundada devido à chuva intensa
"Escolas que não tenham condições, que fechem", diz Carlos Moedas
O Presidente da câmara de Lisboa, Carlos Moedas, presta alguns esclarecimento acerca do mau tempo que se registou esta segunda-feira e que se irá prolongar até esta quarta-feira, sobretudo porque Lisboa foi uma das zonas mais afetadas. Moedas diz que o facto de as escolas abrirem ou não cabe a cada instituição de ensino, são autónomas e são elas quem deve fazer o balanço se têm ou não pessoal para estar em funcionamento bem como condições, mas pede que as "escolas que não tenham condições, que fechem".
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Metro de Lisboa a funcionar com perturbações na linha amarela e estação de Chelas encerrada
As indicações mais atuais acerca do funcionamento do metro de Lisboa dão conta que, no que respeita à linha amarela, existem perturbações na circulação.
No caso da linha vermelha, a estação de Chelas encontra-se encerrada.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Bombeiros tentam tirar água de túnel em Algés
Ruas de Póvoa de Santo Adrião transformadas em rios devido ao mau tempo
Deslizamento de terras no Lumiar impede 10 pessoas de saírem de casa
Um deslize de terras em Santa Clara, em Lisboa, está hoje a impedir moradores de sair de casa, disse o presidente do município, acrescentando que, devido ao mau tempo, cabe a cada escola decidir se deve ou não abrir.
Em declarações à CNN Portugal pelas 08:45, Carlos Moedas explicou que o deslize de terras "está a impedir 10 pessoas de sair de casa" na Azinhaga da Torrinha, bairro da freguesia de Santa Clara, assegurando que estão meios de socorro no local.
Depois de as fortes chuvas registadas durante a noite terem provocado muitas inundações na via pública, o autarca de Lisboa disse ainda que cabe a cada escola decidir se tem condições para abrir, de acordo com a presença ou ausência de funcionários.
"Muitas escolas são de proximidade e penso que cabe a cada uma decidir se tem pessoal ou não", indicou.
Segundo a CNN Portugal, o Ministério da Educação remeteu para cada escola a decisão de suspender as aulas, tendo em conta as acessibilidades aos estabelecimentos e os funcionários presentes.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa reforçou o pedido para que as pessoas evitem entrar na cidade, acrescentando que estão "todas as equipas na rua" para atender às ocorrências provocadas pelo mau tempo.
"A meio da noite, quase que não havia sinais do que ia acontecer", afirmou, referindo-se à dimensão dos estragos.
Lusa
Seguir Autor:
Hospital São Francisco Xavier ficou inundado e não está a receber doentes
O Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, ficou inundado devido às fortes chuvas e não está a receber doentes esta manhã.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Restabelecida circulação em duas vias da Linha do Norte entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca
Num balanço enviado à Lusa, fonte da IP adiantou que foi restabelecida a "circulação nas vias A e D lentas entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca, mantendo-se interditas as vias A e D rápidas".
Lusa
Seguir Autor:
Vídeo mostra ruas de Chelas totalmente inundadas
A zona de Chelas, em Lisboa, foi uma das mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Lisboa na madrugada desta terça-feira.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Deslizamento de terras em Queluz mobiliza bombeiros
Um deslizamento de terras, provocado pela chuva intensa, está a mobilizar meios dos bombeiros, Proteção Civil e PSP, em Queluz, concelho de Sintra.
O incidente ocorreu nas traseiras dos números 56 a 60 da avenida Miguel Bombarda. De acordo com fonte policial, não há registo de feridos.
As autoridades estão a avaliar os danos e as condições de segurança no local.
O alerta foi pelas 08h20.
Sérgio A. Vitorino
JornalistaSeguir Autor:
Viatura soterrada no IC17 após aluimento de terras
Segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP), o sentido Algés-Belém do IC17--CRIL está cortado ao trânsito, mantendo-se abertas apenas as duas vias mais à esquerda no sentido Algés-Sacavém.
Lusa
Seguir Autor:
IRA resgata animais em Loures devido ao mau tempo
Elementos da Intervenção e Resgate Animal (IRA) resgatam, durante a manhã desta terça-feira, animais na zona de Loures, por precaução, mais especificamente na Flamenga em Santo António dos Cavaleiros, no seguimento da intensa inundação que se regista no local devido à chuva persistente que ocorreu na madrugada desta terça-feira.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Circulação na Linha de Cascais restabelecida em via única entre Cais do Sodré e Oeiras
A circulação ferroviária na Linha de Cascais foi reposta através de uma única via entre o Cais do Sodré e Oeiras às 10h20, depois de ter estado suspensa devido à chuva, segundo a CP e a Infraestruturas de Portugal.
Fonte da IP adiantou ainda à Lusa que na Linha do Sul, devido a um aluimento de terras ao quilómetro 10,100, foi suspensa a circulação na via ascendente entre Pragal e Corroios.
"A circulação em ambos os sentidos está a ser feita pela via descendente", segundo a IP.
Anteriormente a IP adiantou que a circulação na Linha do Norte tinha sido restabelecida em duas vias entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca, mantendo-se interditas as outras duas vias.
Num balanço enviado à Lusa, fonte da IP indicou que foi restabelecida a "circulação nas vias A e D lentas entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca, mantendo-se interditas as vias A e D rápidas".
De acordo com a fonte, foi igualmente restabelecida a circulação ferroviária entre Campolide e Alcântara-Terra.
Mantém-se suspensa a circulação na Linha de Sintra entre Campolide e Benfica e na Concordância de Xabregas entre a Bifurcação Chelas e Lisboa Santa Apolónia.
Na origem da suspensão de circulação nas linhas e os cortes de estradas em várias zonas da cidade de Lisboa e acessos está a chuva forte que caiu durante a noite e madrugada, que causou inundações.
DD // VAM
Lusa/Fim
Lusa
Seguir Autor:
Muro cai em Oeiras, deixa carro soterrado e destrói cabos elétricos
Uma das viaturas que se encontrava estacionada nessa rua ficou danificada. Também os cabos elétricos não escaparam e ficaram destruídos.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Riacho com forte corrente devido à chuva destrói autoestrada em Elvas
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Inundações em casas na Amora, Seixal, provocam 17 desalojados
Dezassete pessoas ficaram esta terça-feira desalojadas na Amora, no concelho do Seixal, depois de as suas habitações terem sido inundadas na sequência da forte precipitação, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.
Lusa
Seguir Autor:
Campo Maior com inundações em casas, algumas "quase até ao teto", devido à chuva
Inundações em habitações, em algumas "quase até ao teto", em garagens e em vias públicas ou automóveis submersos são alguns dos danos que o mau tempo causou esta terça-feira em Campo Maior, Portalegre, revelou fonte camarária.
Contactada pela agência Lusa, a mesma fonte da Câmara de Campo Maior explicou que "caiu uma chuvada tremenda" na zona, o que provocou "muitas inundações".
"Temos aqui zonas baixas da vila que estão completamente alagadas e estamos a tentar resolver agora a questão, andamos no terreno a resolver os problemas", afirmou.
Luís Rosinha, autarca de Campo Maior, classificou a situação como "dantesca"
Lusa
Seguir Autor:
Estrada junto ao IKEA de Loures inundada devido à chuva intensa
Lisboa regista mais de 150 ocorrências ativas até às 11h
Lisboa registava, às 11h10 desta segunda-feira, "157 ocorrências ativas", decorrentes do mau tempo que se verificou durante a madrugada e a manhã, informou à Lusa a diretora do Serviço Municipal de Proteção.
Margarida Castro Martins adiantou que foram registadas "423 ocorrências desde as oito da noite" de segunda-feira, não existindo "para já, registo de desalojados".
Lusa
Seguir Autor:
Chuva intensa provoca inundação no Centro de Saúde de Baixa da Banheira
Estação do metro de Chelas reaberta
A estação de Chelas do Metropolitano de Lisboa, da linha Vermelha, foi reaberta cerca das 11h00, informou a empresa, havendo ainda constrangimentos em algumas estações devido a inundações provocadas pelo mau tempo que assolou a cidade.
Numa publicação no seu 'site', o Metropolitano de Lisboa indica que a estação Chelas foi reaberta às 10h48.
Além de Chelas, as estações de Entre Campos e do Jardim Zoológico também foram afetadas pelas inundações.
Lusa
Seguir Autor:
Imagens de drone mostram estradas totalmente inundadas em Portalegre
As estradas da vila de Sousel, no distrito de Portalegre, ficaram totalmente inundadas após a chuva intensa que caiu durante a madrugada desta terça-feira.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Família fica desalojada em Odivelas devido ao mau tempo
Cinco pessoas ficaram desalojadas e várias casas e estabelecimentos comerciais ficaram inundados no concelho de Odivelas, distrito de Lisboa, na sequência do mau tempo, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Municipal, Hugo Martins.
"Temos uma família que se encontra a ser acompanhada, alimentada e cuidada num pavilhão municipal. É uma família cuja habitação voltou a sofrer de cheias e que tinha sido vítima na anterior situação de quarta para quinta-feira", referiu o autarca socialista, que fazia à Lusa, pelas 11h40, um ponto de situação sobre o mau tempo no concelho de Odivelas.
Lusa
Seguir Autor:
Universidades em Lisboa mantêm-se abertas, algumas suspenderam aulas presenciais
Algumas instituições de ensino superior da zona de Lisboa suspenderam as atividades presenciais devido ao mau tempo, mas há universidades que vão manter-se abertas e a funcionar, permitindo que algumas aulas decorram 'online'.
O gabinete de imprensa da Universidade de Lisboa (UL) confirmou à Lusa que as faculdades estão abertas, mas "a funcionar com a indicação de maior tolerância, nomeadamente com aulas 'online' para quem não o pode fazer presencialmente".
Lusa
Seguir Autor:
Perigo de derrocada obriga a desalojar quatro pessoas em Pombal
Quatro pessoas, dois adultos e dois menores, ficaram esta terça-feira desalojados devido ao perigo de derrocada de um muro sobre a casa onde vivem, em Governos, na periferia da cidade de Pombal, disseram à agência Lusa fontes da Proteção Civil.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Pombal, Paulo Albano, explicou que "o muro de suporte de terras na traseira de uma casa cedeu e, se continuar a ceder, pode atingir a habitação", pelo que, "por precaução, foram retiradas as pessoas de casa".
Lusa
Seguir Autor:
Proteção Civil coloca em nível laranja todos os distritos à exceção de Bragança
"Face ao quadro meteorológico foi decidido, no Centro de Coordenação Operacional Nacional, elevar para o estado especial de nível laranja todos os distritos, com exceção de Bragança", disse o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes.
Lusa
Seguir Autor:
Mau tempo deixa áreas do aeroporto de Lisboa inundadas
Uma zona operacional do aeroporto de Lisboa, que é usada pelos aviões para se deslocarem até à pista, ficou inundada, esta terça-feira.
Bombeiros Sapadores de Lisboa contabilizam 538 ocorrências e cerca de 20 desalojados
O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa registou, desde as 21h00 de segunda-feira e até às 16h00 de terça-feira, 538 ocorrências devido ao mau tempo, a maior parte relacionada com inundações, verificando-se cerca de 20 pessoas desalojadas.
Lusa
Seguir Autor:
Primeiro-ministro admite recorrer a fundo da União Europeia para catástrofes caso se verifiquem requisitos
O primeiro-ministro, António Costa, admitiu, esta segunda-feira, que Portugal poderá acionar o Fundo de Solidariedade da União Europeia depois de apurados os montantes dos danos sofridos com o mau tempo dos últimos dias e se estiverem verificados os pressupostos necessários.
Lusa
Seguir Autor:
Mau tempo leva ao corte de 16 estradas nacionais e um itinerário principal
Pelo menos 16 estradas nacionais e um itinerário principal, nos distritos de Évora, Portalegre, Santarém e Lisboa, estavam às 16h10 desta terça-feira cortados à circulação rodoviária, na sequência do mau tempo, segundo a Infraestruturas de Portugal.
Lusa
Seguir Autor:
IPMA reduz para amarelo avisos em Lisboa e Setúbal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) reduziu, esta terça-feira, de laranja para amarelo o aviso meteorológico de precipitação para os distritos de Lisboa e Setúbal.
Na atualização de avisos meteorológicos feita pelo IPMA ao final da manhã, todos os distritos de Portugal continental estavam com aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) de precipitação, à exceção de Bragança.
Prejuízos na freguesia lisboeta de Benfica ascendem a 1,8 milhões de euros
Os prejuízos na freguesia de Benfica, em Lisboa, devido à forte chuva registada na madrugada e manhã de terça-feira ascendem, para já, a 1,8 milhões de euros, avançou à Lusa o presidente da junta.
"Hoje tivemos um perfil ligeiramente diferente das ocorrências de quarta-feira [dia 07]. Hoje tivemos a mesma pressão tremenda sobre a zona baixa de Benfica, ou seja, toda a zona da Rua da República Peruana, Estrada de Benfica, Rua Emília das Neves e Rua A-da-Maia. Portanto, todos os traçados que estão por cima de canais fluviais subterrâneos", explicou Ricardo Marques.
Muro do Colégio Militar com 10 metros cai
Metade de um muro de 10 metros do Colégio Militar, em Carnide, Lisboa, caiu, esta quarta-feira, na sequência do mau tempo que assola o país.
O muro caiu para cima do passeio e ainda não se sabe se há registo de carros danificados.
A circulação do trânsito no local encontra-se condicionada.
No local não se encontra qualquer autoridade a comandar as operações.
Miguel Balança
JornalistaSeguir Autor:
Vinte e sete pessoas desalojadas no Seixal
A Câmara Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal, registou até ao momento 95 ocorrências no concelho relacionadas com o mau tempo e sinalizou 27 pessoas desalojadas.
Numa nota enviada à agência Lusa, a autarquia explica que os 27 desalojados estão a ser acompanhados pelos serviços municipais numa zona temporária de acolhimento.
IPMA reduz aviso amarelo para verde para Portugal Continental
Após o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter passado os distritos de Lisboa e Setúbal de aviso amarelo para laranja, o IPMA volta a reduzir o aviso para verde para Portugal Continental.
Ainda assim, a ilha da Madeira e a zona costeira desde Leiria a Faro ficam sob aviso amarelo devido à agitação marítima.
Esta quarta-feira Portugal Continental volta a estar com aviso amarelo.
Proteção Civil espera longos dias de trabalho para repor normalidade
A Proteção Civil espera longos dias de trabalho para repor a normalidade, começando já esta terça-feira à noite para garantir que o agravamento do estado do tempo previsto para quarta-feira "não tem um impacto tão grande".
Em conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o comandante nacional, André Fernandes, disse que a expectativa para as próximas horas, nas quais se espera uma acalmia no mau tempo, é a de "uma noite de trabalho", de preparação e prevenção para o agravamento das condições meteorológicas previsto a partir das 09h00 de quarta-feira e até às 18h00 desse dia.
Mau tempo faz 82 desalojados em Portugal
O mau tempo causou, esta terça-feira, 82 desalojados em Portugal continental, que terá novo agravamento meteorológico na quarta-feira, entre as 09h00 e as 18h00, com chuva persistente e pontualmente forte.
O balanço, o segundo do dia, foi feito pelo comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide, Oeiras.
160 ocorrências e 440 operacionais em Loures
A Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, atualizou os números decorrentes do mau tempo desta terça-feira para "mais de 160 ocorrências" e "cerca de 440 operacionais" no terreno.
As condições meteorológicas adversas que afetaram o concelho nas últimas horas "causaram mais de 160 ocorrências, entre deslizamentos de terras, quedas de muros, de árvores, inundações e cheias", refere a autarquia, na página oficial do município no Facebook, adiantando que as situações estão a ser "acompanhadas por cerca de 440 operacionais".
Dezassete pessoas retiradas da Banática, Almada, por precaução
O concelho de Almada, no distrito de Setúbal, registou 76 ocorrências relacionadas com o mau tempo e 17 pessoas foram retiradas da localidade da Banática, por precaução, disse à Lusa a presidente da autarquia.
Segundo Inês de Medeiros (PS), perante a possibilidade de um desabamento na zona, a Proteção Civil municipal, que tem estado no terreno a avaliar as ocorrências, decidiu que seis agregados familiares, num total de 17 pessoas, tinham de ser retirados da Banática, uma localidade da freguesia da Caparica.
Câmara de Lisboa pretende disponibilizar 3 milhões de euros para apoiar lesados
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), anunciou, esta terça-feira, que pretende criar um fundo de, pelo menos, três milhões de euros para apoiar os comerciantes e particulares que sofreram prejuízos com o mau tempo.
A pretensão do autarca social-democrata foi expressa esta noite durante uma entrevista à TVI, na qual falou sobre as medidas que podem ser tomadas para minimizar o impacto das cheias na cidade de Lisboa.
Circulação ferroviária continua cortada na Linha do Leste entre Portalegre e Elvas
A circulação ferroviária na Linha do Leste estava às 07:00 desta quarta-feira suspensa entre Portalegre e Elvas e a Estação de Algés, Cascais, mantinha-se sem serviço comercial na sequência do mau tempo, segundo a Infrestruturas de Portugal.
Num balanço feito à Lusa às 07:00 desta quarta-feira, a Infraestruturas de Portugal (IP) adianta que na região de Lisboa foi restabelecida na Linha do Norte a circulação em todas as vias entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca, com limitação de velocidade na zona de Póvoa da Santa Iria.
Na Linha de Sintra foi restabelecida a circulação entre Benfica e Campolide, com limitação de velocidade de 30 quilómetros por hora (Km/h) entre os quilómetros 3,3 e 3,5.
Lusa
Seguir Autor:
Acesso à plataforma de comboios da CP em Entre Campos reabriu
O acesso à plataforma da CP de Entre Campos, através da estação do Metropolitano de Lisboa, reabriu às 06h30, depois de ter estado encerrado devido ao mau tempo, segundo fonte do metro.
"O acesso à CP no átrio sul de Entre Campos [estação na Linha Amarela do metro] já reabriu esta quarta-feira com o início da exploração, às 06h30", adiantou esta manhã à Lusa fonte do Metropolitano de Lisboa.
Lusa
Seguir Autor:
Todos os distritos sob aviso amarelo devido à chuva a partir das 9h00
Todos os distritos de Portugal continental estão a partir das 09h00 desta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os avisos nos 18 distritos vão manter-se até às 18h00 desta quarta-feira.
Mais de 9600 operacionais empenhados esta quarta-feira em trabalhos de limpeza
Mais de nove mil e seiscentos operacionais estão esta quarta-feira de manhã empenhados em trabalhos de limpeza e recuperação das áreas afetadas devido ao mau tempo, após uma noite "sem ocorrências significativas", disse à Lusa fonte da proteção civil.
Num balanço feito à Lusa cerca das 08h30 desta quarta-feira, o comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), adiantou que durante a noite "houve uma acalmia, e não foram registadas ocorrências com grande expressão".
"É tempo de ajudar quem precisa": Governo garante ajuda a famílias afetadas pelo mau tempo
A Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, fez esta quarta-feira um ponto de situação em relação aos estragos causados pelo mau tempo.
Loures aplica um milhão de euros no apoio a famílias e comerciantes afetados pelo mau tempo
As famílias a apoiar - precisa a autarquia, em nota de imprensa - serão "aquelas cujo recheio das habitações ficou destruído pela intempérie dos últimos dias". Não são dados detalhes acerca do apoio a conceder aos comerciantes.
Lusa
Seguir Autor:
Restabelecida circulação na Linha do Leste entre Portalegre e Elvas
A circulação ferroviária na Linha do Leste entre Portalegre e Elvas foi reposta às 09h20 desta quarta-feira, mas com limite de velocidade, depois de ter estado interrompida devido ao mau tempo, disse à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).
Governo assegura "todos os intrumentos nacionais" e recurso a Bruxelas para apoiar municípios
A ministra da Presidência defendeu esta quarta-feira que o Governo não vai hesitar em recorrer a "todos os instrumentos nacionais e europeus que existem" para apoiar os municípios afetados pelas chuvas torrenciais da última semana e de terça-feira.
Setúbal com 24 ocorrências ativas relacionadas com inundações urbanas
A cidade de Setúbal tem neste momento 24 ocorrências ativas relacionadas com inundações urbanas.
Até ao momento não há registo de vítimas nem de danos.
A Proteção Civil anda na rua a averiguar as diversas situações.
Transporte público da Carris em Lisboa "totalmente normalizado" após condicionamentos devido ao mau tempo
O serviço de transporte público da Carris, que opera na cidade de Lisboa, está esta quarta-feira de manhã "totalmente normalizado", após condicionamentos registados na terça-feira devido ao mau tempo, informou a empresa.
Num comunicado enviado cerca das 11h20 à agência Lusa, a empresa diz estar "já a operar em pleno, estando o serviço de transporte de passageiros, efetuado por autocarros e elétricos, totalmente normalizado".
Lusa
Seguir Autor:
83 pessoas ficaram desalojadas devido ao mau tempo
Num briefing na sua sede, no concelho de Oeiras, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indicou que o concelho de Seixal, no distrito de Setúbal, registou 34 desses desalojados, destacando-se ainda os concelhos de Coruche (Santarém) e Loures (Lisboa).
Lusa
Seguir Autor:
Proteção Civil prevê agravamento do estado do tempo para sexta-feira
O mau tempo vai agravar-se nos próximos dias, disse Comandante Nacional da Proteção Civil André Fernandes, esta quarta-feira, em conferência de imprensa.
Até sexta-feira, é esperado um ligeiro agravamento do estado do tempo, nomeadamente o aumento da agitação marítima e aguaceiros por vezes fortes.
Chuva provoca inundações urbanas em Setúbal
VÍDEO: Maria Rosário Silva
1 / 4
Mau tempo provoca cheias nas ruas de Cartaxo
Barragem do Maranhão em Avis estava a 40% e encheu em dois dias
A Barragem do Maranhão, no concelho de Avis (Portalegre), que rega 21 mil hectares nos distritos de Portalegre e Santarém, está cheia e já teve de abrir comportas, devido às afluências recebidas das fortes chuvas.
Ainda há estradas e linhas ferroviárias condicionadas devido ao mau tempo
A Infraestruturas de Portugal anunciou esta quarta-feira, quais as estradas e vias férreas que se vão manter condicionadas devido ao mau tempo.
Nas últimas horas, várias condicionamentos, provocados pela chuva intensa, como derrocadas e deslizamento de terras, colocaram em causa o funcionamento a circulação da rede rodoviária e ferroviária.
Proteção Civil vai reduzir nível de alerta para amarelo em todos os distritos de Portugal Continental
A Proteção Civil vai reduzir esta quarta-feira o nível de alerta laranja para amarelo em todos os distritos de Portugal Continental devido ao desagravamento das condições meteorológicas, mas alerta que ainda podem ocorrer "situações pontuais de inundação".
"A partir das 14h, o alerta especial da Proteção Civil laranja passa para amarelo, há aqui um ligeiro desagravamento, mas isso não significa que não possam ocorrer situações pontuais de inundação. Mantemos, por isso, o alerta especial de nível amarelo com o dispositivo no terreno ainda nesta fase de reabilitação e pronto para intervir caso haja novas situações de inundação", disse aos jornalistas o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes.
Num ponto de situação na sede nacional da ANEPC em Carnaxide, Oeiras, sobre o mau tempo que está a afetar o país, André Fernandes afirmou que as previsões meteorológicas apontam para "o regime de aguaceiros, que por vezes pode ser forte, mas dado a situação já de 'stress' nas bacias hidrográficas poderá haver pontualmente uma situação de inundação".
"Mantemos essa monitorização, sobretudo nas áreas urbanas que podem ter inundações", precisou.
A Proteção Civil estava em nível laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) para todo o dispositivo desde terça-feira. O alerta amarelo (o terceiro da escala) significa um grau de gravidade moderado, existindo a possibilidade de ocorrência de fenómenos que, não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens.
A ANEPC tem quatro 'Estados de Alerta Especial' (Azul, Amarelo, Laranja e Vermelho), que determinam o reforço da monitorização e incremento do grau de prontidão do dispositivo.
O comando nacional indicou que, para esta quarta-feira, se mantém o regime de aguaceiro, que por vezes pode ser forte, e existe ainda possibilidade da ocorrência de trovoada ao longo da tarde.
André Fernandes avançou que está prevista chuva forte para a madrugada de dia 16 (sexta-feira), existindo um "ligeiro agravamento" das condições meteorológicas, e aumento da agitação marítima.
No entanto, salientou que para o fim de semana "é expectável que exista um desagravamento da situação meteorológica".
Lusa
Seguir Autor:
Governo quer levantamento dos danos até fim do ano para dar apoios o mais rápido possível
O Governo quer fazer o levantamento dos prejuízos nos concelhos afetados pelo mau tempo até ao final do ano para "desenhar os apoios o mais céleres possíveis", anunciou esta quarta-feira a ministra da Presidência.
Proteção Civil vai reduzir nível de alerta para amarelo
A Proteção Civil vai reduzir esta quarta-feira o nível de alerta laranja para amarelo em todos os distritos de Portugal Continental devido ao desagravamento das condições meteorológicas, mas alerta que ainda podem ocorrer "situações pontuais de inundação".
Mais de duas dezenas de estradas cortadas no país
Mais de duas dezenas de estradas continuam cortadas em várias zonas do país, devido ao mau tempo, informou a Infraestruturas de Portugal (IP), numa atualização dos condicionamentos à circulação na rede rodoviária e ferroviária.
Lisboa ativa plano de contingência para sem-abrigo que solicitem acolhimento
A Câmara Municipal de Lisboa ativou um plano de contingência para pessoas em situação de sem-abrigo que solicitem acolhimento de emergência devido ao mau tempo, anunciou esta quarta-feira a autarquia.
Mais de 50 famílias com bens "danificados" em aldeia de Sousel devido ao mau tempo
Mais de 50 famílias da freguesia rural de Santo Amaro, no concelho de Sousel (Portalegre), ficaram "com todos os bens danificados", devido ao mau tempo e inundações na aldeia, revelou esta quarta-feira o presidente da câmara municipal.
Esta freguesia rural, que é atravessada por uma ribeira que transbordou e inundou habitações, foi a mais afetada no concelho, "com mais de meia centena" de famílias que ficou com "todos os bens materiais danificados" nas suas casas, explicou à agência Lusa o presidente do Município de Sousel, Manuel Valério.
Na sequência desta situação, "ninguém ficou desalojado", uma vez que se trata de uma "aldeia muito afetiva" e existe "sempre um ou outro familiar que dá a mão" a quem necessita.
Lusa
Seguir Autor:
Câmara de Oeiras conta concluir limpeza até final do dia
A Câmara Municipal de Oeiras, no distrito de Lisboa, conta concluir, até ao final do dia, os trabalhos de limpeza na estação de Algés e no mercado e admite reforçar o fundo de apoio aos comerciantes.
Em declarações à agência Lusa, via telefone, o vice-presidente da autarquia (IN-OV), Francisco Gonçalves, adiantou que os trabalhos de retirada de água do túnel da estação de comboios de Algés estão praticamente concluídos, sendo que a sua reabertura ainda depende da intervenção da Infraestruturas de Portugal e da CP.
Reposta circulação rodoviária entre Odivelas e Loures
A circulação rodoviária entre Odivelas e Loures e na zona de Frielas já foi reposta, mas várias estradas do país mantêm-se cortadas devido ao mau tempo, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).
Numa última atualização sobre os condicionamentos à circulação na rede viária, feita às 18h00, a IP dá nota da abertura ao trânsito da Estrada Nacional (EN) 8, entre Odivelas e Loures, bem como da EN250, na zona de Frielas, as duas últimas vias reaberta ao trânsito, depois de durante a tarde ter sido reposta a circulação na EN248, em Arruda dos Vinhos, entre os quilómetros 15 e 17.
Lusa
Seguir Autor:
Restabelecida circulação na linha de Cascais com paragem na estação de Algés
A estação de Algés, no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, está novamente em funcionamento para os comboios da linha de Cascais, depois de encerrada devido ao mau tempo, informou esta quarta-feira a Infraestruturas de Portugal (IP).
Numa nota publicada na rede social Facebook, numa atualização às 20h00, a IP referiu que está "restabelecida a circulação com comboios a efetuarem paragem na estação de Algés" na linha de Cascais.
Seis distritos do continente sob aviso amarelo na sexta-feira devido à chuva
Os distritos de Santarém, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre vão estar sob aviso amarelo na sexta-feira devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Reserva de água nas barragens aumentou para 72%
A reserva de água nas albufeiras portuguesas aumentou para 72% da capacidade total de armazenamento em resultado da forte precipitação que caiu entre segunda-feira e quarta-feira, revelou esta quinta-feira a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Proteção Civil alerta para continuação de chuva, vento e agitação marítima
A Proteção Civil alertou esta quinta-feira a população para a necessidade de medidas preventivas devido à continuação de chuva, vento e agitação marítima forte nas próximas 48 horas.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) especificou que poderão ocorrer inundações em zonas urbanas, cheias, derrocadas e arrastamento de objetos soltos para as vias rodoviárias.
Prevê-se que na sexta-feira ocorram aguaceiros, por vezes fortes, no centro do país, vale do Tejo e Alto Alentejo, que poderão estender-se ao Minho e ao Douro Litoral, com o período crítico entre as 00h00 e as 06h00.
Nos distritos do interior, este quadro poderá prolongar-se até ao meio-dia, com possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Loures pede a famílias e comerciantes para listarem danos até terça-feira
As famílias e os comerciantes do concelho de Loures afetados pelo mau tempo dos últimos dias devem fazer chegar à Câmara Municipal a listagem dos danos que sofreram até terça-feira, anunciou a autarquia, esta quinta-feira.
Em nota de imprensa enviada, a autarquia refere que os afetados devem expor "as situações e os danos causados devidamente comprovados" - através de fotografias e de prova dos pedidos por meios de socorros e entrar em contacto com a Linha de Apoio Municipal (800 100 176) até à próxima terça-feira.
A Câmara de Loures anunciou esta quarta-feira que vai dotar o Fundo de Emergência Municipal com um milhão de euros, para apoiar famílias e comerciantes com prejuízos na sequência das inundações da semana passada e de terça-feira.
Estação de Algés volta a ficar inundada
A estação de comboios, em Algés, no concelho de Oeiras voltou a ficar completamente inundada esta madrugada de terça-feira. Os comboios não estão a circular e os trabalhos de escoamento já estão a ser realizados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.