page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Construção da Ponte 25 de Abril começou há 50 anos

Três milhões de parafusos, 300 mil metros cúbicos de betão e 82 mil toneladas de peças de aço foram alguns dos materiais necessários para erguer a Ponte 25 de Abril, que começou a ser construída há 50 anos.

03 de novembro de 2012 às 13:09

Criada para combater a insuficiência dos sistema de "ferry boats", moroso e difícil, a ponte é actualmente atravessada diariamente por 150.000 veículos e por 150 comboios.

Segundo informação da Estradas de Portugal, o crescimento demográfico excessivo nas zonas urbanas e suburbanas a norte de Lisboa e a necessidade de promover a ocupação humana da margem sul foram outras razões que levaram o Governo da altura a investir numa ponte sobre o Tejo em Lisboa.

Desde que a ideia foi lançada até ao lançamento de um concurso público internacional e à escolha de um projecto, decorreram 77 anos.

Durante esse período foram apresentadas 12 ideias para a ponte e a sua localização, das quais quatro da autoria de engenheiros portugueses, três de espanhóis, três de norte-americanos, uma francesa e uma alemã.

A primeira proposta registada é a do engenheiro Miguel Pais, que em 1879 sugeriu a construção de uma ponte mista, rodo e ferroviária, entre o Grilo e Montijo, com tabuleiro duplo, semelhante à Ponte Eiffel em Viana do Castelo.

Apesar do grande apoio pelos meios técnicos, esta ideia não teve seguimento.

As outras propostas que se seguiram sugeriam ligar o Chiado a Almada, a Rocha do Conde de Óbidos a Almada, o Beato ao Montijo e Santa Apolónia a Cacilhas.

Entretanto, em 1942, no pós-guerra, a ideia de se construir a ponte sobre o Tejo em Lisboa foi relegada para segundo plano, quando o Governo decidiu privilegiar uma solução mais modesta, que implicasse um menor investimento.

Por isso, em 1951 era inaugurada a ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira, numa zona onde o leito do rio era mais estreito.

Oito anos depois foi finalmente lançado o concurso público internacional para a construção da ponte suspensa sobre o rio em Lisboa.

A obra foi adjudicada à empresa norte-americana United Steel Export Company e iniciaram-se a 5 de Novembro de 1962, com um prazo de execução de 51 meses.

Quarenta e cinco meses depois, a empresa norte-americana dava a obra por concluída.

Com 2.277,64 metros de comprimento, a ponte foi preparada para resistir à acção do vento até velocidades de 175 quilómetros/hora e apresentava no pavimento uma conjugação de grelha aberta e fechada para assegurar a estabilidade aerodinâmica.

Na altura, o custo da obra foi de dois milhões e duzentos mil contos (cerca de 11 milhões de euros, sem ajustes à inflação).

Chegaram a estar envolvidos na construção da ponte 3.000 operários por dia e registaram-se apenas quatro mortes.

A ponte passou a ser chamada Ponte Salazar (ainda que a sua designação legal se mantivesse Ponte Sobre o Tejo), em honra ao Presidente de Concelho.

Na altura, era a maior ponte suspensa da Europa e a quinta maior do mundo.

Actualmente é a sexta maior da Europa e a 21ª do mundo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8