Dia Mundial da Saúde Mental assinala-se na sexta-feira.
O coordenador do programa de prevenção do suicídio nas escolas defendeu esta quarta-feira a criação de uma rede de atendimento que permita aos jovens recorrer a gabinetes de apoio, onde sejam ouvidos sem julgamento e encaminhados para cuidados especializados quando necessário.
Contactado pela agência Lusa a propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala na sexta-feira, e na sequência do suicídio de dois alunos (um em maio e outro em setembro) de uma escola em Castro Daire, distrito de Viseu, o coordenador do Programa + Contigo escusou-se a comentar o caso, explicando que o programa não está a intervir nesta situação.
Defendeu, contudo, a importância de estratégias para evitar estas situações, como "estar atento a sinais que possam evidenciar sofrimento nos jovens, nomeadamente sofrimento mental", evitar o isolamento e criar uma rede de atendimento.
Destacou a importância de criar gabinetes de atendimento a que os jovens possam recorrer e serem ouvidos "sem juízos críticos, sem juízos morais", legitimando o sofrimento e, se necessário, encaminhados para cuidados de saúde mais especializados.
O enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica, hoje nomeado coordenador clínico da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio 1411, defendeu ainda a importância do envolvimento de todos na prevenção.
"São importantes os colegas dos adolescentes que manifestarem este comportamento, mas são importantes também os pais, os vizinhos, os professores, os profissionais de saúde, porque é uma tarefa de todos e todos devemos estar a trabalhar neste sentido", vincou.
José Carlos Santos frisou que "o que não ajuda é dramatizar de forma excessiva": "Obviamente, estamos a falar de mortes e é sempre um drama e não podemos desvalorizar a dor, mas é termos a noção também de não hipervalorizar alguma sintomatologia ou algum sentimento que será normal na fase da adolescência e numa fase de desenvolvimento" que estão a passar.
Nestes casos, os jovens podem recorrer ao psicólogo da escola, ao centro de saúde ou à linha 1411, que acolhe dúvidas e oferece apoio emocional.
Criado em 2008, o + Contigo promove a saúde mental e a prevenção de comportamentos suicidários, através de intervenção na escola e nos cuidados de saúde primários, envolvendo profissionais de saúde, adolescentes, encarregados de educação, professore, auxiliares e autarquias.
"É uma intervenção em sala de aula para os alunos e depois uma intervenção específica para pais, outra para professores e assistentes operacionais", explicou.
O responsável explicou que quando ocorre um suicídio numa escola, o programa faz um acompanhamento continuado ao longo do ano, para apoiar a comunidade educativa e prevenir o "efeito de contágio" em outros jovens.
São também acionadas "todas as redes que são necessárias criar e que são possíveis de criar" para responder à situação.
Embora o número dos suicídios entre adolescentes seja relativamente baixo em Portugal (cerca de quatro por mil habitantes) quando comparado com outros países e outros contextos, o responsável defendeu que "é um número que deve merecer a maior atenção".
Segundo explicou, o suicídio em Portugal afeta maioritariamente pessoas idosas, mas entre os jovens cresce a preocupação com comportamentos autolesivos, como cortes ou ferimentos, em que "não está presente uma ideia de morte, mas é um pedido de ajuda" que deve ser tido em conta.
"Estes comportamentos levantam-nos algumas preocupações porque ultrapassam uma etapa importante para o comportamento suicidário, que é esta capacidade de fazer mal a si próprios", alertou.
Defendeu que estes jovens devem ser acompanhados por um profissional de saúde para se perceber o esteve na génese do comportamento e melhorar as estratégias para lidar com a dor ou com os problemas que possam estar a ter.
No último ano letivo (2024-2025), o programa avaliou cerca de 18.000 alunos, dos quais 41% apresentavam sintomatologia depressiva ligeira e 26,5% sintomas moderados ou graves.
Foram identificados 2.069 adolescentes em risco de adotar um comportamento suicidário, sendo 70,6% raparigas.
Segundo o responsável, cerca de 200 alunos foram encaminhados para cuidados especializados.
Até agora o programa chegou a aproximadamente 80 mil alunos, em 1.215 escolas de todos os distritos do continente e ilhas.
Contactos de apoio e prevenção do suicídio:
Linha Nacional de Prevenção do Suicídio - 1411
SOS Voz Amiga 213 544 545, 912 802 669, 963 524 660
Conversa Amiga 808 237 327, 210 027 159
SOS Estudante 915 246 060, 969 554 545 ou 239 484 020.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.