page view

Governo decretou estado de calamidade em Ovar. Há 30 pessoas infetadas com coronavírus

Presidente da autarquia anunciou ainda 35 infetados, mais cinco do que os anunciados pelo Governo, e alguns suspeitos.

17 de março de 2020 às 16:33

O Governo declarou estado de calamidade pública em Ovar devido ao coronavírus. Cidade 'fecha' esta noite. Eduardo Cabrita e Marta Temido falaram durate a tarde desta quarta-feira, avançando que Ovar tem 30 pessoas infetadas com coronavírus e 440 em isolamento. 

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, confirmou a criação de uma cerca sanitária ao município, excepção para profissionais de saúde, bombeiros, etc.

Fica vedada a saúde e o acesso de todos ao município de Ovar. Restrição atividade economica e de pessoas no município.

A Linha do Norte continuará a operar mas não haverá entrada nem saída de passageiros. Serão também interditas todas as atividades comerciais no município.

No setor alimentar, os supermercados e as padarias permenecerão abertas, à semelhança das farmácias, bancos e postos de combustíveis.

Presidente da Câmara de Ovar fala ao País

Salvador Malheiro anunciou 35 casos de coronavírus no município - mais cinco do que os confirmados pelo Governo - e vários suspeitos que terão uma "elevada probabilidade" de serem positivos. O presidente da autarquia garantiu que não vai ser permitido estar na rua e que os estabalecimentos que não sejam essenciais serão encerrados bem como a cidade. "Será extremament difícil entrar", garantiu o autarca.  

"Temos famílias inteiras a ter confirmação do vírus": presidente da Câmara de Ovar anuncia estado de calamidade devido ao coronavírus.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara, Salvador Malheiro. Numa nota da República Portuguesa, a Administração Regional de Saúde do Centro avançou a medida limitativa.

"(...) determino o encerramento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais, bem como a limitação de movimentação, de pessoas, de e para o Concelho de Ovar, devido à existência de perigo para a Saúde Pública, nomeadamente o risco de contágio de COVID e como medida de contenção pelo período de 18/03/2020 a 02/04/2020", lê-se.

"O número de casos confirmados em Ovar mais do que duplicou. Temos hoje mais de 30 casos. Perante tudo isto, em articulação com a DGS, o Munícipio de Ovar vai entrar em quarentena geográfica. Todo o nosso perímetro vai ser isolado", pode ler-se na publicação feita por Salvador Malheiro no Facebook, durante a tarde desta terça-feira.

Minutos depois, o presidente de Ovar afirmou também que o governo prepara-se para decretar estado de calamidade para o munícipio. "O governo prepara-se para decretar estado de calamidade específico para o munícipio de Ovar", lê-se.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus

- Siga ao minuto as últimas sobre a doença

Mapa

- Conselhos sobre o coronavírus no explicador

- Conheça os mitos que deve ignorar sobre a doença

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8