Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Temperaturas podem chegar aos 33 graus este sábado

Portugal Continental com risco muito elevado de exposição solar.
28 de Julho de 2018 às 08:47
Praia
Madeira e Açores em risco muito elevado de exposição aos raios UV
É aconselhado o uso de chapéu de sol e protector solar
Tempo
Praia
Madeira e Açores em risco muito elevado de exposição aos raios UV
É aconselhado o uso de chapéu de sol e protector solar
Tempo
Praia
Madeira e Açores em risco muito elevado de exposição aos raios UV
É aconselhado o uso de chapéu de sol e protector solar
Tempo
As temperaturas máximas previstas para este sábado são de 27 graus celsius em Lisboa, 23 no Porto e 30 em Faro. Beja será a cidade mais quente, com máximos que podem atingir os 33 graus.

Todas as regiões do continente e o arquipélago da Madeira apresentam este sábado um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão também com um risco muito elevado de exposição à radiação UV as ilhas de São Miguel e das Flores, nos Açores.

Para as regiões com risco 'muito elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre um e dois, em que o UV é 'baixo', três a cinco ('moderado'), seis a sete ('elevado'), oito a dez ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para este sábado no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao início da tarde.

O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, sendo temporariamente moderado (20 a 30 quilómetros/h) de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e sendo moderado a forte (20 a 40 quilómetros/h) nas terras altas.

Três distritos de Faro em risco máximo de incêndio

Castro Martim, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, estão este sábado em risco máximo de incêndio e 23 concelhos do país estão em risco muito elevado, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os 23 concelhos em risco muito elevado de incêndio são dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança, adianta o IPMA.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)