page view

Prepare-se! Portugal em alerta para calor extremo

Cinco distritos do Interior Norte e Centro com aviso laranja entre sexta-feira e sábado devido ao calor que vem de África.

08 de agosto de 2024 às 01:30

Uma massa de ar quente oriunda do Norte de África vai fazer subir as temperaturas, nos próximos dias, em vários distritos do Interior Norte e Centro. Até esta sexta-feira, a

penas Faro, Lisboa e Leiria escapam ao aviso amarelo emitido pelo IPMA devido ao tempo quente. A situação irá agravar-se, a partir das 09h00 de amanhã, para os distritos da Guarda, Viseu, Castelo Branco, Bragança e Vila Real, que passam a estar em aviso laranja. O distrito de Castelo Branco deverá registar máximas de 40 graus durante o dia de sábado.

“O padrão do vento vai enfraquecer nos próximos dias e assim diminuir o alívio que atualmente se faz sentir. Assim, as temperaturas vão subir na generalidade do território, em especial no Norte, Centro e Interior”, referiu ao CM Alessandro Marraccini, meteorologista do IPMA.

Com a subida das temperaturas, aumenta também o risco de incêndio rural. No terreno estão 14 155 efetivos, 3162 equipas e 3174 viaturas que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, reforçado no início do mês passado e que, até 30 de setembro, terá o apoio de 70 meios aéreos. “O vento não vai ser forte, mas as temperaturas elevadas e a baixa humidade relativa do ar aumentam o perigo de incêndios, que vai ser elevado a máximo em muitas regiões do País”, acrescentou o meteorologista.

Para quem irá rumar ao Sul do País para as tradicionais férias de agosto, pode tomar nota: as temperaturas no distrito de Faro irão manter-se acima dos 30 graus até à próxima semana. Já as temperaturas mínimas, em todo o Portugal continental, irão variar entre os 15 e os 21 graus. No que diz respeito à água do mar, em toda a costa Sul, as temperaturas irão variar entre os 21 e os 22 graus, sendo que na costa Ocidental irão situar-se entre os 15 e os 18 graus.

A partir do início da próxima semana, a previsão é para uma pequena descida das temperaturas máximas no Norte, Centro e Interior, assim como o vento, que irá diminuir gradualmente.

PORMENORES

Ondas de calor

As ondas de calor afetam sobretudo as regiões do Interior Norte e Centro (Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda) e do Alentejo (Setúbal,

Évora e Beja).

Evitar o sol

Os idosos, as crianças e doentes crónicos do foro cardiovascular devem evitar comportamentos de risco, como a exposição prolongada ao sol.

Cuidados na praia

Os banhistas devem evitar estar na praia nas horas de maior calor, devem beber bastante água e usar protetor solar, que deve ser renovado com regularidade.

E TAMBÉM

2 milhões pela água

Espanha vai pagar dois milhões de euros por ano a Portugal pela água retirada da Barragem do Alqueva, anunciou a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho. O acordo será assinado no dia 26 de setembro, em Madrid, entre os dois países. No encontro irão ser ainda discutidas questões ligadas aos rios Tejo e Guadiana.

Populações afetadas

A Organização Meteorológica Mundial adiantou ontem que o calor registado em julho provocou "impactos devastadores" em centenas de milhões de pessoas. Pelo menos dez países registaram temperaturas diárias superiores a 50 graus. É referido ainda que os dados são mais uma indicação de como os gases de efeito de estufa alteram o clima.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8